Integração e convergência das tecnologias de comunicação e informação como motivador no processo ensino-aprendizagem na disciplina de botânica agrícola

Autores

  • Juçara Terezinha Paranhos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117010328

Palavras-chave:

Tecnologia de Informação e Comunicação, Ensino e Aprendizagem em Ambiente Virtual, Ensino e Aprendizagem em Ambiente de Sala de Aula.

Resumo

Nos últimos anos tem-se notado uma desmotivação por parte dos alunos nas aulas presenciais da graduação, refletindo no desestímulo dos docentes e negativamente no processo ensino/aprendizagem, aumentando o número de reprovações nas disciplinas e/ou desistência dos cursos no qual eles estão inseridos. Assim, o trabalho teve como objetivo Investigar a contribuição de práticas pedagógicas convencionais aliadas aos recursos tecnológicos da informação e comunicação como mediadoras e motivadoras neste processo para alunos do Curso de Graduação em Agronomia da UFSM. O estudo foi desenvolvido no primeiro semestre letivo de 2012, na disciplina BLG 1035 – Botânica Agrícola, com duas repetições (turmas 11 e 12), com 21 alunos cada. No primeiro bimestre, as duas turmas receberam o conteúdo programático da disciplina constante no Projeto Pedagógico do Curso, bem como as avaliações no modo convencional (100% presencial). No segundo bimestre, o conteúdo foi desenvolvido na forma presencial integrado à modalidade à distância, mediada pelo Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) e as avaliações do conteúdo constituíram-se de atividades presenciais e virtuais, com pesos iguais (50% cada). Além disso, ao término do semestre, foram desenvolvidas outras três formas de avaliações: 1) questionário avaliativo do docente e aluno, com o intuito de identificar o nível de uso das tecnologias de comunicação e informação (TICs) via Moodle como mediador motivacional no processo de ensino-aprendizagem; 2) questionário avaliativo aos alunos, com o objetivo de avaliar a influência do uso de tecnologia como mediador motivacional no processo de ensino-aprendizagem e comparar com o uso convencional de ministrar os conteúdos pelo docente. Além disso, identificar as vantagens e dificuldades encontradas pelos mesmos no uso do ambiente virtual no processo ensino-aprendizagem; 3) desempenho do aluno considerando as avaliações na modalidade presencial e à distância. As duas turmas apresentaram médias acima de 7,0 quanto ao nível de competência e habilidade do uso dos recursos da tecnologia da comunicação e informação aplicada à educação. Quanto ao uso das TICs como motivadora no processo ensino-aprendizagem observou-se diferenças nas opiniões entre as duas turmas, sendo as notas atribuídas pela turma 11 abaixo de 7,0, ao contrário da turma 12, com notas acima de 8,0. Para a turma 11, o uso de tecnologias mediadas pelo Moodle na apresentação da disciplina não contribuiu para a melhoria no processo ensino-aprendizagem. Estas diferenças entre as turmas 11 e 12 também foram evidenciadas nas avaliações dos conteúdos e atividades nas modalidades presenciais e à distância, durante todo o semestre, sendo as menores notas observadas na turma 11, contribuindo para a reprovação de seis alunos nesta turma. Não houve reprovações na turma 12.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juçara Terezinha Paranhos, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada I, Departamento de Biologia, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria. E-mail: jtparanhos@gmail.com

Referências

ALMEIDA, M.E.B; PRADO, M.E.B.B. Integração tecnológica, linguagem e representação. 2009.

Disponível em: http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com/2009/02/integracao-tecnologica-linguagem-e.html Acesso:out/2010

ANTUNES, C. Utilizando a tecnologia a seu favor. Disponível em: http://www.universia.com.br/materia/imprimir.jsp?id=11941Acesso:out/2010.

BACCEGA, M.A. A construção do campo comunicação/educação. Comunicação & Educação, São Paulo, n.141, p. 7-16, jan./abr. 1999.

BARROS, D.M.V.B. Guia didático sobre as tecnologias da comunicação e informação:material para o trabalho educativo na formação docente. Rio de Janeiro:Vieira & Lent, 2009. 160p.

HERNÁNDEZ, F. Aprendendo com as inovações nas escolas. 1ª edição, Artmed Editora, Porto Alegre, 2000, 308p.

ABEGG, I; DE BASTOS, F. DA P. Fundamentos para uma prática de ensino-investigativa em Ciências Naturais e suas tecnologias: Exemplar de uma experiência em séries iniciais. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v.4, n.3, 2005.

KENSKI, V.M. Educação e tecnologias o novo ritmo da informação. CAMPINAS: PAPIRUS, 6 ed. 2010 v.1. 141 p.

MARTINSI. M.C. Situando o uso da mídia em contextos educacionais. 2008. Disponível em: http://

midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com/2008/12/situando-o-uso-da-mdia-em-contextos.html

Acesso:out/2010.

MORAES, C.R., VARELA, S. A motivação do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem, 2006 Disponível em : http://web.unifil.br/docs/revista_eletronica/educacao/Artigo_06.pdf . Acesso:out/2010.

SAMPAIO, M.N; LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

SOUZA, V. C.; LORENZI, H. Botânica Sistemática: guia ilustrado para identificação das famílias de Fanerógamas nativas e exóticas no Brasil, baseado em APGIII. 3. ed. Nova Odessa/SP: Instituto Plantarum, 2012. 768p.

Downloads

Publicado

2013-07-31

Como Citar

Paranhos, J. T. (2013). Integração e convergência das tecnologias de comunicação e informação como motivador no processo ensino-aprendizagem na disciplina de botânica agrícola. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 12(12), 2597–2605. https://doi.org/10.5902/2236117010328

Edição

Seção

ARTIGOS