Integração e convergência das tecnologias de comunicação e informação como motivador no processo ensino-aprendizagem na disciplina de botânica agrícola

Auteurs-es

  • Juçara Terezinha Paranhos Universidade Federal de Santa Maria

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236117010328

Mots-clés :

Tecnologia de Informação e Comunicação, Ensino e Aprendizagem em Ambiente Virtual, Ensino e Aprendizagem em Ambiente de Sala de Aula.

Résumé

Nos últimos anos tem-se notado uma desmotivação por parte dos alunos nas aulas presenciais da graduação, refletindo no desestímulo dos docentes e negativamente no processo ensino/aprendizagem, aumentando o número de reprovações nas disciplinas e/ou desistência dos cursos no qual eles estão inseridos. Assim, o trabalho teve como objetivo Investigar a contribuição de práticas pedagógicas convencionais aliadas aos recursos tecnológicos da informação e comunicação como mediadoras e motivadoras neste processo para alunos do Curso de Graduação em Agronomia da UFSM. O estudo foi desenvolvido no primeiro semestre letivo de 2012, na disciplina BLG 1035 – Botânica Agrícola, com duas repetições (turmas 11 e 12), com 21 alunos cada. No primeiro bimestre, as duas turmas receberam o conteúdo programático da disciplina constante no Projeto Pedagógico do Curso, bem como as avaliações no modo convencional (100% presencial). No segundo bimestre, o conteúdo foi desenvolvido na forma presencial integrado à modalidade à distância, mediada pelo Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) e as avaliações do conteúdo constituíram-se de atividades presenciais e virtuais, com pesos iguais (50% cada). Além disso, ao término do semestre, foram desenvolvidas outras três formas de avaliações: 1) questionário avaliativo do docente e aluno, com o intuito de identificar o nível de uso das tecnologias de comunicação e informação (TICs) via Moodle como mediador motivacional no processo de ensino-aprendizagem; 2) questionário avaliativo aos alunos, com o objetivo de avaliar a influência do uso de tecnologia como mediador motivacional no processo de ensino-aprendizagem e comparar com o uso convencional de ministrar os conteúdos pelo docente. Além disso, identificar as vantagens e dificuldades encontradas pelos mesmos no uso do ambiente virtual no processo ensino-aprendizagem; 3) desempenho do aluno considerando as avaliações na modalidade presencial e à distância. As duas turmas apresentaram médias acima de 7,0 quanto ao nível de competência e habilidade do uso dos recursos da tecnologia da comunicação e informação aplicada à educação. Quanto ao uso das TICs como motivadora no processo ensino-aprendizagem observou-se diferenças nas opiniões entre as duas turmas, sendo as notas atribuídas pela turma 11 abaixo de 7,0, ao contrário da turma 12, com notas acima de 8,0. Para a turma 11, o uso de tecnologias mediadas pelo Moodle na apresentação da disciplina não contribuiu para a melhoria no processo ensino-aprendizagem. Estas diferenças entre as turmas 11 e 12 também foram evidenciadas nas avaliações dos conteúdos e atividades nas modalidades presenciais e à distância, durante todo o semestre, sendo as menores notas observadas na turma 11, contribuindo para a reprovação de seis alunos nesta turma. Não houve reprovações na turma 12.

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Biographie de l'auteur-e

Juçara Terezinha Paranhos, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada I, Departamento de Biologia, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria. E-mail: jtparanhos@gmail.com

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Publié-e

2013-07-31

Comment citer

Paranhos, J. T. (2013). Integração e convergência das tecnologias de comunicação e informação como motivador no processo ensino-aprendizagem na disciplina de botânica agrícola. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 12(12), 2597–2605. https://doi.org/10.5902/2236117010328

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