Integração e convergência das tecnologias de comunicação e informação como motivador no processo ensino-aprendizagem na disciplina de botânica agrícola
DOI :
https://doi.org/10.5902/2236117010328Mots-clés :
Tecnologia de Informação e Comunicação, Ensino e Aprendizagem em Ambiente Virtual, Ensino e Aprendizagem em Ambiente de Sala de Aula.Résumé
Nos últimos anos tem-se notado uma desmotivação por parte dos alunos nas aulas presenciais da graduação, refletindo no desestímulo dos docentes e negativamente no processo ensino/aprendizagem, aumentando o número de reprovações nas disciplinas e/ou desistência dos cursos no qual eles estão inseridos. Assim, o trabalho teve como objetivo Investigar a contribuição de práticas pedagógicas convencionais aliadas aos recursos tecnológicos da informação e comunicação como mediadoras e motivadoras neste processo para alunos do Curso de Graduação em Agronomia da UFSM. O estudo foi desenvolvido no primeiro semestre letivo de 2012, na disciplina BLG 1035 – Botânica Agrícola, com duas repetições (turmas 11 e 12), com 21 alunos cada. No primeiro bimestre, as duas turmas receberam o conteúdo programático da disciplina constante no Projeto Pedagógico do Curso, bem como as avaliações no modo convencional (100% presencial). No segundo bimestre, o conteúdo foi desenvolvido na forma presencial integrado à modalidade à distância, mediada pelo Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) e as avaliações do conteúdo constituíram-se de atividades presenciais e virtuais, com pesos iguais (50% cada). Além disso, ao término do semestre, foram desenvolvidas outras três formas de avaliações: 1) questionário avaliativo do docente e aluno, com o intuito de identificar o nível de uso das tecnologias de comunicação e informação (TICs) via Moodle como mediador motivacional no processo de ensino-aprendizagem; 2) questionário avaliativo aos alunos, com o objetivo de avaliar a influência do uso de tecnologia como mediador motivacional no processo de ensino-aprendizagem e comparar com o uso convencional de ministrar os conteúdos pelo docente. Além disso, identificar as vantagens e dificuldades encontradas pelos mesmos no uso do ambiente virtual no processo ensino-aprendizagem; 3) desempenho do aluno considerando as avaliações na modalidade presencial e à distância. As duas turmas apresentaram médias acima de 7,0 quanto ao nível de competência e habilidade do uso dos recursos da tecnologia da comunicação e informação aplicada à educação. Quanto ao uso das TICs como motivadora no processo ensino-aprendizagem observou-se diferenças nas opiniões entre as duas turmas, sendo as notas atribuídas pela turma 11 abaixo de 7,0, ao contrário da turma 12, com notas acima de 8,0. Para a turma 11, o uso de tecnologias mediadas pelo Moodle na apresentação da disciplina não contribuiu para a melhoria no processo ensino-aprendizagem. Estas diferenças entre as turmas 11 e 12 também foram evidenciadas nas avaliações dos conteúdos e atividades nas modalidades presenciais e à distância, durante todo o semestre, sendo as menores notas observadas na turma 11, contribuindo para a reprovação de seis alunos nesta turma. Não houve reprovações na turma 12.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, M.E.B; PRADO, M.E.B.B. Integração tecnológica, linguagem e representação. 2009.
Disponível em: http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com/2009/02/integracao-tecnologica-linguagem-e.html Acesso:out/2010
ANTUNES, C. Utilizando a tecnologia a seu favor. Disponível em: http://www.universia.com.br/materia/imprimir.jsp?id=11941Acesso:out/2010.
BACCEGA, M.A. A construção do campo comunicação/educação. Comunicação & Educação, São Paulo, n.141, p. 7-16, jan./abr. 1999.
BARROS, D.M.V.B. Guia didático sobre as tecnologias da comunicação e informação:material para o trabalho educativo na formação docente. Rio de Janeiro:Vieira & Lent, 2009. 160p.
HERNÁNDEZ, F. Aprendendo com as inovações nas escolas. 1ª edição, Artmed Editora, Porto Alegre, 2000, 308p.
ABEGG, I; DE BASTOS, F. DA P. Fundamentos para uma prática de ensino-investigativa em Ciências Naturais e suas tecnologias: Exemplar de uma experiência em séries iniciais. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v.4, n.3, 2005.
KENSKI, V.M. Educação e tecnologias o novo ritmo da informação. CAMPINAS: PAPIRUS, 6 ed. 2010 v.1. 141 p.
MARTINSI. M.C. Situando o uso da mídia em contextos educacionais. 2008. Disponível em: http://
midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com/2008/12/situando-o-uso-da-mdia-em-contextos.html
Acesso:out/2010.
MORAES, C.R., VARELA, S. A motivação do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem, 2006 Disponível em : http://web.unifil.br/docs/revista_eletronica/educacao/Artigo_06.pdf . Acesso:out/2010.
SAMPAIO, M.N; LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
SOUZA, V. C.; LORENZI, H. Botânica Sistemática: guia ilustrado para identificação das famílias de Fanerógamas nativas e exóticas no Brasil, baseado em APGIII. 3. ed. Nova Odessa/SP: Instituto Plantarum, 2012. 768p.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
DECLARATION