A gestão ambiental e a análise do uso racional e ecologicamente correto dos recursos naturais e seus processos no centro de tecnologia da Universidade Federal do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117010324

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Recursos Naturais, Água, Energia Elétrica

Resumo

Esta pesquisa trata da gestão ambiental. Aborda o planejamento ambiental e o uso racional dos recursos naturais. Realiza um estudo de caso no Centro de Tecnologia da UFC (CT), sobre a forma de consumo da água, energia elétrica, papel e o destino dos resíduos gerados nos processos. O percurso metodológico deste trabalho se vale dos seguintes tipos de pesquisa: bibliográfica, de campo e exploratória. Na pesquisa de campo aplicou-se um questionário, complemento-o com entrevista aos principais gestores. Utilizou-se ainda da pesquisa exploratória na definição de objetivos e na busca de mais informações sobre o tema. Os resultados supriram as hipóteses, e mostraram que o CT tem características socioambientais, entretanto, não tem um programa de gestão ambiental estruturado e comete desperdícios. A pesquisa indicou ainda que o CT deve participar da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), instrumento para a promoção de melhoria sistemática de seus processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan de Oliveira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Professor Universitário, Técnico em Assuntos Educacionais, Veterinário, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Doutor em Educação, Instituto de Ciências do Mar/LABOMAR

Francisco Ernane Abreu Gadelha, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Técnico Administrativo da UFC, Graduado em Tecnológo do Ensino Superior e Especialista em Gestão Universitária

Referências

ALENCAR, M. M. M. Reciclagem de lixo numa escola pública do município de salvador. Revista Virtual, v. 1, n. 2, p. 96-113, jul./dez. 2005.

BRAGA, B. et al. Introdução à Engenharia Ambiental. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

BASTOS, NÚBIA M. GARCIA. Introdução à metodologia do trabalho acadêmico. Fortaleza: [s.n.], 200

DRUZZIAN, E. T. V.; SANTOS, R. C. Sistema de gerenciamento ambiental (SGA): buscando uma resposta para os resíduos de laboratórios das instituições de ensino médio e profissionalizante. Revista Liberato, Rio Grande do Sul, v. 7, p. 40-44, 2006.

FOUTO, A. R. F. O papel das universidades rumo ao desenvolvimento sustentável: das relações internacionais às práticas locais. 2002. Dissertação (Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais Relações Internacionais do Ambiente) Disponível em: <http://campus.fct.unl.pt/campusverde/W_RIA_ARFF.doc>. Acesso em: 8 jul. 2009.

FURIAM, S. M.; GUNTHER, W. R. Avaliação da educação ambiental no gerenciamento dos resíduos sólidos no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana. Revista Sitientibus, n. 35, p. 7-27, jul./dez. 2006.

LIMA, JOSÉ DANTAS DE. Sistema integrado de destinação final de resíduos sólidos urbanos. 1. ed. Rio de Janeiro: ABES, 2005.

MMA/Comissão Gestora da A3P. Agenda ambiental na administração pública. 3. ed. Brasília, 2005.

Downloads

Publicado

2014-04-15

Como Citar

Oliveira, I. de, & Gadelha, F. E. A. (2014). A gestão ambiental e a análise do uso racional e ecologicamente correto dos recursos naturais e seus processos no centro de tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(1), 43–56. https://doi.org/10.5902/2236117010324

Edição

Seção

ARTIGOS