DO DESIGN AO ECODESIGN: PEQUENA HISTÓRIA, CONCEITOS E PRINCÍPIOS
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611705265Parole chiave:
Design, Ecodesign, Sustentabilidade.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/223611705265
Este trabalho faz uma discussão da inserção do design e do ecodesign em parâmetros de desenvolvimento sustentável. Discute o tema a partir de uma resenha histórica sobre a origem do termo design, seus conceitos e princípios e sua evolução até a concepção moderna de ecodesign, buscando nas referências bibliográficas mais relevantes sobre o tema, alicerçar uma discussão que atinja os significados mais importantes sobre a inserção cotidiana da prática de design na sociedade contemporânea. Discute a necessidade dos materiais retornarem aos ciclos produtivos em uma cadeia de circuito fechado, pois a grande maioria das matérias primas são constituídas de recursos naturais não renováveis. Com este propósito, os conceitos de design e ecodesign tem muito a auxiliar a alteração dos paradigmas em busca de parâmetros holísticos de ampla sustentabilidade.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRUNETTI, M.; SANT’ANNA, F. Ecodesign e a Revisão do Design Industrial para a Criação de Produtos de Baixo Impacto Ambiental. 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Joinville, set. 2003.
BÜRDEK, B. Diseño. Historia, teoría y práctica del diseño industrial. Editora Gustavo Gili, 2ª edición. Barcelona, 1999.
BÜRDEK, B. Design: History, theory and practice of product design. Birkhäuser. Basel, Switzerland, 2005.
CARDOSO, R. Uma introdução à história do design. Editora Blucher, 3ª edição. São Paulo - SP, 2008.
COLLIS, JILL; HUSSEY, ROGER. Pesquisa em Administração – Um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. Porto Alegre, RS: Bookman, 2005.
GIL, ANTÔNIO CARLOS. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo, SP: Editora Atlas S.A, 2002.
HESKETT, J. Desenho Industrial. Editora José Olympio. Rio de janeiro - RJ, 1997.
NUNES, FERNANDO RIBEIRO DE MELO; ARRUDA, JOÃO BOSCO FURTADO. A Logística a serviço da empresa e do desenvolvimento: A contribuição da pesquisa. Fortaleza, CE: Nutec, 2004.
PRODANOV, CLEBER C; FREITAS, ERNANI C. DE. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2009.
ICSID (International Council of Societies of Industrial Design). Definition of Design. Disponível em:
http://www.icsid.org/about/about/articles31.htm Acessado em: 30/05/2011
LIPOVETSKY, G. A Sociedade da Decepção. Editora Manoele. Barueri – SP, 2007.
MARTIRANI, L. et al. Sociedade de Consumo e Ambiente: Valores Sociais, Necessidades Psicológicas e Nova Educação. III Encontro da ANPPAS, Brasília, DF. Mai. 2006.
NAIME, ROBERTO. Gestão de Resíduos Sólidos: Uma abordagem prática. Novo Hamburgo: Feevale, 2005. 136 p.
NAIME, ROBERTO E GARCIA, ANA CRISTINA DE ALMEIDA. Percepção ambiental e diretrizes para compreender a questão do meio ambiente. Novo Hamburgo: Feevale,2004. 135 p.
OEHLKE, H. Kolloquium zu Fragen der Theoorie und Methodik der industriellen Formgestaltung, Hale, 1977. Apud. BÜRDEK, B. Diseño. Historia, teoría y práctica del diseño industrial. Editora Gustavo Gili,
ª edición. Barcelona, 1999.
PAPANEK, V. Arquitectura e Design: Ecologia e Ética. Edições 70. Lisboa, Portugal, 1995.
RYN, S.; COWAN, S. Ecological Design: Tenth Anniversary Edition. Island Press. Washington, DC, 2007.
SOUZA, P. História do Design. Editora 2AB. Rio de Janeiro – RJ, 2001.