Cartografias digitais da educação ambiental: a perspectiva do vídeo web
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611702772Parole chiave:
Educação ambiental, Vídeo digital, Percepção socioambiental, Vídeo-relatoAbstract
Discute o envolvimento da Educação Ambiental sob a perspectiva das tecnologias da imagem. Propõe o vídeo web enquanto dispositivo nas representações de ambiente e artefato cultural. Aborda a ampla produção dos novos processos digitais (dispositivos e meios) e problematiza seu potencial na sensibilização do olhar para o cotidiano. O Vídeo Web encontra lugar na Educação Ambiental ao valorizar a percepção; nesse viés, o uso das tecnologias digitais trazem como consequência o vídeo enquanto experiência compartilhada revelando a realidade socioambiental. O vídeo-relato amplia as possibilidades de percepção coletiva, pois, ao buscar com seus pares soluções para problemas ambientais comuns, propicia-se uma situação de co-autoria. Dessa maneira, a relação com a natureza e com o ambiente do entorno é recriada através da reelaboração de novos significados e conceitos de mundo.
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