Cartografias digitais da educação ambiental: a perspectiva do vídeo web

Autor/innen

  • Janaína Oppermann e Silva Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611702772

Schlagworte:

Educação ambiental, Vídeo digital, Percepção socioambiental, Vídeo-relato

Abstract

Discute o envolvimento da Educação Ambiental sob a perspectiva das tecnologias da imagem. Propõe o vídeo web enquanto dispositivo nas representações de ambiente e artefato cultural. Aborda a ampla produção dos novos processos digitais (dispositivos e meios) e problematiza seu potencial na sensibilização do olhar para o cotidiano. O Vídeo Web encontra lugar na Educação Ambiental ao valorizar a percepção; nesse viés, o uso das tecnologias digitais trazem como consequência o vídeo enquanto experiência compartilhada revelando a realidade socioambiental. O vídeo-relato amplia as possibilidades de percepção coletiva, pois, ao buscar com seus pares soluções para problemas ambientais comuns, propicia-se uma situação de co-autoria. Dessa maneira, a relação com a natureza e com o ambiente do entorno é recriada através da reelaboração de novos significados e conceitos de mundo.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Janaína Oppermann e Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui Especialização em Educação Especial Inclusiva (IERGS) e Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria; graduação em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É professora da rede pública do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências e Sala de Recursos Multifuncional. Tem experiência na área de Biologia e Educação Especial, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, educação socioambiental inclusiva, material didático adaptado, jogos interdisciplinares, vídeo digital e objetos de aprendizagem com uso de tecnologias assistivas.

Literaturhinweise

CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. 4 impr. São Paulo: EdUSP, 2008.

CATARINO, M. E. Integração das Folksonomias nos Metadados: identificação de novos elementos como contributo para a descrição de recursos em repositórios. Tese submetida à Universidade do Minho para a obtenção do grau de Doutor em Tecnologias e Sistemas de Informação, área do conhecimento Sociedade da Informação.

COSTA, Cristina. Educação, Imagem e Mídias. São Paulo:Cortez, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed, São Paulo:Atlas, 2006.

GIROUX, H. Praticando Estudos Culturais nas Faculdades de Educação.In: Alienígenas na Sala de Aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 8. ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2009.

GUATTARI, F, ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1986

GUIMARÃES, M. Armadilha Paradigmática na Educação Ambiental. In: Pensamento Complexo, Dialética e Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2006. 213 p.

KELLNER, Douglas. Lendo Imagens Criticamente: em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: Alienígenas na Sala de Aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 8. ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2009.

LAKATOS, E.; MARCONI, M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, analise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2002.

MANOVICH, Lev. The Language of New Media. London: The MIT Press, 2001. tradução: SEMELER. Alberto. A Linguagem dos Novos Meios.

SPAZZIANI, M; GONÇALVES, M. Construção do Conhecimento. In: Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005.

SEEMANN, J. Mapas e percepção ambiental: do mental ao material e vice-versa. In: OLAM - Ciência. & Tecnologia. Rio Claro, v. 3, no 1, p. 200 – 223, setembro, 2003.

SEMELER, A. R. Vídeo Digital: imagem, tecnologia e informação. Dissertação de Mestrado submetida à Universidade do Rio Grande do Sul para a obtenção do grau de Mestre em Comunicação e Informação, 2010.

TUAN, Yi-fu. Topofilia : um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: DIFEL, 1980.

VÍDEO NAS ALDEIAS. KUHI IKUGÜ: os Kuikuro se apresentam. Mato Grosso: Indios Kuikuro, 2007. Disponível em:

http://www.vídeonasaldeias.org.br/2009/vídeo.php?c=37.

VÍDEO NAS ALDEIAS. Kiarãsâ Yõ Sâty: o amendoim da cutia. Mato Grosso: Índios Paraná, 2005. Disponível em:. Acesso 23 de maio 2010.

Veröffentlicht

2011-03-31

Zitationsvorschlag

Silva, J. O. e. (2011). Cartografias digitais da educação ambiental: a perspectiva do vídeo web. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 2(2), 161–182. https://doi.org/10.5902/223611702772

Ausgabe

Rubrik

ARTICLES