Cadeia Produtiva do Mel: um estudo no município de Pau dos Ferros/RN
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117019781Parole chiave:
Cadeia produtiva, Agronegócios, ApiculturaAbstract
O agronegócio do mel tem crescido consideravelmente nos últimos anos devido à grande procura da sociedade por produtos naturais. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo analisar a cadeia produtiva do mel na Associação Comunitária dos Agricultores Familiares do Perímetro Irrigado e Adjacências (ACAFPA) – Pau dos Ferros /RN. O tipo de pesquisa utilizado estudo enquadra-se como exploratória, descritiva, documental e estudo de caso. Em relação à natureza dos dados, os métodos são qualitativos e quantitativos. O universo de estudo configura-se num total de 16 associados que participam ativamente das atividades da ACAFPA, sendo que o valor da amostra é de 13 pessoas. Definiu-se como instrumentos de coleta o formulário estruturado, a entrevista padronizada e a observação direta e os tratamentos desses dados foram feitos através da estatística descritiva e da análise de conteúdo. Como resultados, apontam-se o aprimoramento do sistema produtivo apícola, devido à intervenção da ACAFPA no sentido de promover o desenvolvimento da apicultura, mas percebe-se que ainda existem limitações nos elos da cadeia produtiva. Por fim, visualiza-se que é preciso o aperfeiçoamento dos sócios através de cursos e que sejam tomadas medidas que permitam a padronização dos processos produtivos e o controle de qualidade do mel.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BATALHA, M. O. et al. GEPAI: Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais. Gestão agroindustrial. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa:métodos qualitativo, quantitativo e misto / Jonh W. Creswell; trad. Luciana de Oliveira da Rocha. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DAVIS, J. H.; GOLDBERG, R.A. A concept of agribusiness. Boston: Harvard University, 1957.
FREITAS, J. B. et al. A Teoria de Filière aplicada à cadeia produtiva do milho em assentamento rural no Nordeste do Brasil. In: VIII SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA.- SEGeT. 2011, Rio de Janeiro. A Teoria de Filière aplicada à cadeia produtiva do milho em assentamento rural no Nordeste do Brasil. Rio de Janeiro: SEGeT, 2011.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2012. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/home/>.Acesso em: 09 de março de 2012.
LENGLER, L.; RATHMANN, R. Assimetria de relacionamentos na cadeia apícola do Rio Grande do Sul. Revista FAE, Curitiba, v. 9, n. 2, p. 51-62, jul./dez. 2006.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MORVAN, Y. Fondements d’économie industrielle. Paris: Economica, 1988.
OASHI, M. da C. G. Estudo da cadeia produtiva como subsídio para a pesquisa e desenvolvimento do agronegócio do sisal na Paraíba. 1999. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2005.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Apicultura: uma oportunidade de negócio sustentável. 2009. Disponível em: <http://www.ba.sebrae.com.br>. Acesso em: 03 de março de 2012.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
DECLARATION