Conflito entre pedestre e ciclovia: um estudo de caso da Avenida Mandacarú em Maringá – PR
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117016963Parole chiave:
Ciclovia, Infraestrutura urbana, Pedestres.Abstract
O presente trabalho objetiva analisar a ciclovia da Avenida Mandacarú na cidade de Maringá, Paraná e seus aspectos conflitantes com pedestres, bem como o nível de qualidade de infraestrutura ofertada aos usuários da ciclovia, o espaço público circulação urbana – calçadas e travessias de forma fácil e prática. Esta metodologia básica utilizada nesse estudo de caso com observações in loco, registro fotográfico, aplicação de questionário permitiu averiguar de forma eficiente e de qualidade como se encontra a realidade em relação a infraestrutura da ciclovia em estudo, acessibilidade, sinalização, segurança, os seus usuários, iluminação e outros. Para validação os métodos foram aplicados estritamente na região de bairro da cidade de Maringá – PR porém com grande demanda de fluxo populacional, localização ao início da Avenida Colombo e com término na Rotatória das Torres – Avenida das Torres.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ANBT NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2004.
BARBOSA, M. B. Elaboração de normas técnicas voltadas à acessibilidade na comunicação. Seminário ATIID – Acessibilidade, Tecnologia da Informação, e Inclusão Digital, 2, São Paulo, 2003.
BRASIL. Ministério do Turismo. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. Turismo e Acessibilidade: manual de orientações / Ministério do Turismo, Coordenação – Geral de Segmentação – 2. ed. Brasília: Ministério do Turismo, 2006.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE.Cartilha do Censo 2010: pessoas com deficiência. Brasília: SDH-PR/SNPD, 2012.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTES PÚBLICOS. 12º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. Disponível em http://www. antp.org. br, acessado em 30.08.2014. BRASIL ACESSÍVEL.Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana – Construindo uma Cidade Acessível. Ministério das Cidades, 2005.
DEL RIO, Vicente. Introdução ao desenho urbano no processo de planejamento. São Paulo: Pini, 1990.
GOMES, H.A.S., JÚNIOR, J.A.O.,LOUREIRO, C.F.G. ANÁLISE DA ADEQUABILIDADE DA METODOLOGIA DO HCM 2000 PARA A REALIDADE DAS CICLOVIAS BRASILEIRAS. Análise da Adequabilidade da Metodologia do HCM 2000 para a Realidade das Ciclovias Brasileiras, XIX ANPET, Recife/PE, 7 a 11 de novembro de 2005.
LEAL, T. A. C. B. E M. A. P. JACQUES (2000) Recomendações para a Escolha do Tipo de Via para Bicicletas e sua Inserção no Sistema Viário. Revista dos Transportes Públicos, ANTP. Ano 22, 3° trimestre, n° 88, p. 33-44.
SALES, S. DOS S. E OLIVEIRA JUNIOR, J. A. (1999) Estudo do Transporte Não-Motorizado por Bicicleta em Campina Grande, Relatório Final. Universidade Federal da Paraíba, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UFPB/CNPq.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
DECLARATION