Elaboração e aplicação do jogo ambiental como instrumento de educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117016698Parole chiave:
Ensino-aprendizagem, Jogo da memória, Ludicidade, Sustentabilidade.Abstract
A Educação Ambiental e o educador ambiental estão desvinculados da simples transmissão de conteúdos sobre a natureza, promovendo o processo contínuo da construção de conhecimento dos educandos. Os jogos didáticos têm sido utilizados com o objetivo de aperfeiçoar esse processo. O presente trabalho desenvolveu um jogo didático, chamado “Jogo Ambiental”, uma adaptação do jogo da memória e verificou se seria uma estratégia eficiente de Educação Ambiental. O jogo foi formado pela união de uma carta dica e outra contendo a figura correspondente, nas categorias: ecologia, biomas, recursos naturais e animais em extinção. O teste foi aplicado para uma turma de Técnico em Meio Ambiente em uma escola da cidade de São Joaquim da Barra, São Paulo. Durante o jogo, o par de cartas escolhido foi discutido entre alunos e professor quanto a sua importância para o meio ambiente e, ao final, responderam um questionário sobre essa ferramenta. No geral, eles avaliaram o jogo como divertido, como um bom exercício para a memória e revisor de conteúdos. Logo o “Jogo Ambiental” foi uma estratégia adequada para a promoção do conteúdo relacionado à sustentabilidade e uma ferramenta eficaz no aprendizado da Educação Ambiental, proporcionando o debate e a construção contextualizada do conhecimento.Downloads
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