A Responsabilidade socioambiental como uma estratégia empresarial em empresas de pequeno porte do setor metal mecânico
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117015579Parole chiave:
Responsabilidade social, Responsabilidade ambiental, Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Estratégia empresarial.Abstract
A integração entre os processos produtivos e a sustentabilidade, definida como Triple Bottom Line (TBL), contribui para estruturar uma organização em termos de competitividade, de modo que as mudanças em prol do meio ambiente beneficiam a corporação, contribuem para a tomada de decisão em nível estratégico e, por outro lado, não sejam vistas como prejuízo econômico. O presente trabalho tem como objetivos identificar e avaliar a prática da aplicação da responsabilidade social empresarial e sua interação com o meio ambiente, por meio da identificação da responsabilidade socioambiental como estratégia competitiva. Nesse sentido, foi realizado um estudo de caso em três empresas do segmento metal mecânico por meio da aplicação de questionário adaptado do Instituto ETHOS, para avaliar suas práticas voltadas à sustentabilidade, a prática “verde, ou ecologicamente correta”, assim como o nível de comprometimento das empresas com a preservação do meio ambiente e a com sociedade ao seu entorno. Como principais resultados destacam-se: a empresa A apresentou poucas ações em prol das diretrizes ambientais e sociais; a Empresa B apresentou iniciativas em prol dos aspectos sociais; a empresa C apresentou os melhores resultados em relação aos requisitos ambientais, por meio de diferentes estratégias de negócio em busca de um diferencial no mercado.
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