O mercado de franquias e sua contribuição econômica e socioambiental

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117015374

Parole chiave:

Responsabilidade Social, Meio Ambiente, Mercado, Franquias.

Abstract

A pergunta de partida desta pesquisa é como a Associação Brasileira de Franchising tem contribuído nos quesitos econômico, social e ambiental para o desenvolvimento do mercado nacional? O objetivo deste trabalho é descrever um panorama geral no âmbito da conscientização em relação aos problemas ambientais por causa das franquias. A ABF é uma entidade sem fins lucrativos e consolidada no mercado. Portanto, trata-se de um trabalho teórico e descritivo baseado em fontes secundárias. As franquias são representadas por números de uma mesma empresa que tem uma abrangência maior no mercado, sem contar com a visibilidade que esta possui perante o público consumidor, empresas concorrentes, órgãos fiscalizadores e ativistas. Todos esses sujeitos exercem um papel importante, o de agentes fiscalizadores das informações que estas organizações divulgam sobre a sua conduta com o meio ambiente e a sociedade.

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Biografie autore

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza-UNIFOR.

Isadora Margarete Guimarães da Silva, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE

Mestre em Administração- UNIFOR

Marcus Vinicius de Oliveira Brasil, Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, CE

Doutor em Administração.

Bolsista de pós-doutorado CAPES/PNPD do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria-PPAC da Universidade Federal do Ceará-UFC. Professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Cariri-UFCA.

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE

Doutoranda em Administração-UNIFOR

Antonio Jackson Alcantara Frota, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE

Mestre em Administração-UNIFOR

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Pubblicato

2015-04-01

Come citare

Tassigny, M. M., Silva, I. M. G. da, Brasil, M. V. de O., Bizarria, F. P. de A., & Frota, A. J. A. (2015). O mercado de franquias e sua contribuição econômica e socioambiental. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 703–716. https://doi.org/10.5902/2236117015374

Fascicolo

Sezione

ENVIRONMENTAL MANAGEMENT