A tecnologia social e a forma de geração de ervas a partir do concentrado proveniente de dessalinização
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117015041Parole chiave:
Tecnologia Social, projeto Água, Fonte de Alimento e Renda, Hidroponia, Comunidade de Uruçu-PbAbstract
A Tecnologia Social passa a existir como resposta à deterioração ambiental e à exclusão social que foram ocasionadas pelas abordagens dominantes; é um conceito substituto da Tecnologia Apropriada. A Tecnologia Social impulsiona a transformação social através de produtos e técnicas. A comunidade de Uruçu, localizada em São João do Cariri-PB, é beneficiária da tecnologia social através do Projeto Água: Fonte de alimento e Renda, que funciona como alternativa de renda para os produtores rurais. O projeto promove a produção de hortaliças através da hidroponia, uma atividade que busca a interação dos atores de um determinado local. O objetivo deste trabalho é verificar se o modo de produção da comunidade de Uruçu pode ser considerado uma tecnologia social. Para isso, foi realizada uma revisão teórica acerca de conceitos da tecnologia social e hidroponia, além de explicar o funcionamento do projeto Água: Fonte de Alimento e Renda. Para tanto foi necessário fazer pesquisa de campo, o que implicou visita a comunidade e entrevista com os participantes da mesma. Dessa forma pode-se concluir a partir das atividades que são realizadas com a implantação do projeto Água é considerada uma tecnologia social.Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, A. S. A Contribuição da extensão universitária para o desenvolvimento de Tecnologias Sociais. Brasília/DF: Secretaria Executiva de Rede de Tecnologia Social (RTS), 2010.
CASTELLANE, P.D. ARAUJO, J.A.C. Cultivo sem solo - Hidroponia. 4ª ed. Jaboticabal: FUNEP, 1995.
CAPORAL, F. R; COSTABEBER, J. A. Agroecologia. Enfoque científico e estratégico. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v. 3, n. 2, abr./jun. 2002.
COLLIS, J. ; HUSSEY, R. Pesquisa em Administração. São Paulo, SP: Bookman, 2005. Trad. Lucia Simoni
DAGNINO, R. “A tecnologia social e seus desafios”. In: Tecnologia Social – uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro, Fundação Banco do Brasil, 2004.
DAGNINO, R.; BRANDÃO, F. C.; NOVAES, H. T. Sobre o marco analítico-conceitual da tecnologia social. In: Tecnologia Social – uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro, Fundação Banco do Brasil, 2004.
DOUGLAS, J. S. Hidroponia: Cultura sem terra – São Paulo: Nobel, 1987.
FURLANI, P.R. Cultivo da alface pela técnica de hidroponia - NFT. Campinas: Instituto Agronômico, 1995
GODOY, A. S. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas Possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas, v.35, n.2, Mar/Abr 1995.
RODRIGUES, I.; BARBIERI, J. C. A emergência da tecnologia social: revisitando o movimento da tecnologia apropriada como estratégia de desenvolvimento sustentável. Rev. Adm. Pública, 2008, vol. 42, n.6.
VERGARA, S. C. Métodos de Pesquisa em Administração. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2006.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
DECLARATION