PLACAS PARA ALVENARIA DE VEDAÇÃO COM USO DE ESPUMA DE POLIESTIRENO EXPANDIDO (EPS)

Autori

  • Leandro Moreno De Souza Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
  • Cleber Decarli de Assis Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117013709

Parole chiave:

Sustentável, Isopor, Resistência.

Abstract

O poliestireno expandido é um material 100% reciclável, tal forma contribui com a diminuição dos impactos ambientais, essa contribuição ocorre evitando o mau uso dos resíduos, que atualmente são depositados em aterros sanitários ou lixões sem nenhum controle, causado, devido ao grande volume ocupado e à dificuldade de evitar que se espalhem por ação eólica, danos ao meio ambiente. Outro aspecto é o gasto com energia associado ao processo de fabricação de poliestireno expandido (Isopor): no caso da reciclagem, pode-se permitir redução de insumo (eletricidade, combustível etc.), já que várias etapas iniciais da fabricação da matéria-prima virgem podem ser eliminadas. Deve-se considerar que o poliestireno expandido é obtido do petróleo, que é um recurso mineral natural esgotável, e sua reciclagem implica uma melhor utilização desse insumo energético. a espuma de poliestireno expandido apresenta inúmeras vantagens não só em relação a questão ambiental, como também: baixa condutividade térmica, massa específica reduzida que varia entre 10 e 30 Kg.m-³, baixa absorção de água, baixo peso, facilidade de manuseio, versatilidade, resistência ao envelhecimento, absorção de choques. Tais características levam a observar que se trata de um material inovador, para o qual vêm sendo descobertos e desenvolvidos usos cada vez mais nobres e cujas possibilidades de aplicação ainda parecem longe de estarem totalmente aproveitadas, mesmo depois de mais de meio século de aplicação.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ABRAPEX Associação Brasileira de Poliestireno Expandido. Disponível em . Acesso em abril de 2011.

ACEPE - Associação Industrial de Poliestireno Expandido. Disponível em Acesso em abril de 2011.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Dá diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental. Resolução CONAMA n° 001. Brasília, 1986. Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil. Resolução CONAMA nº 307. Brasília, 2002.

ESTADÃO em: http://estadao.br.msn.com/ciencia/artigo.aspx?cp-documentid=28504344 acesso em: abril de 2011.

SILVA L. R. A. D. Utilização Do Entulho Como Agregado Para A Produção De Concreto Reciclado. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para obtenção do Grau de Mestre. Área de Concentração: Engenharia Civil (2010).

TESSARI, Janaina. Utilização de Poliestireno Expandido e Potencial de Aproveitamento de seus Resíduos pela Construção Civil. 2006. 102f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

VILAR, WALTER DIAS. Químicas e Tecnologia dos Poliuretanos. 3. ed. São Paulo: Editora Pronor, 2007.

##submission.downloads##

Pubblicato

2014-08-31

Come citare

Souza, L. M. D., & Assis, C. D. de. (2014). PLACAS PARA ALVENARIA DE VEDAÇÃO COM USO DE ESPUMA DE POLIESTIRENO EXPANDIDO (EPS). Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(2), 865–873. https://doi.org/10.5902/2236117013709

Fascicolo

Sezione

ARTICLES