PLACAS PARA ALVENARIA DE VEDAÇÃO COM USO DE ESPUMA DE POLIESTIRENO EXPANDIDO (EPS)

Autor/innen

  • Leandro Moreno De Souza Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
  • Cleber Decarli de Assis Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117013709

Schlagworte:

Sustentável, Isopor, Resistência.

Abstract

O poliestireno expandido é um material 100% reciclável, tal forma contribui com a diminuição dos impactos ambientais, essa contribuição ocorre evitando o mau uso dos resíduos, que atualmente são depositados em aterros sanitários ou lixões sem nenhum controle, causado, devido ao grande volume ocupado e à dificuldade de evitar que se espalhem por ação eólica, danos ao meio ambiente. Outro aspecto é o gasto com energia associado ao processo de fabricação de poliestireno expandido (Isopor): no caso da reciclagem, pode-se permitir redução de insumo (eletricidade, combustível etc.), já que várias etapas iniciais da fabricação da matéria-prima virgem podem ser eliminadas. Deve-se considerar que o poliestireno expandido é obtido do petróleo, que é um recurso mineral natural esgotável, e sua reciclagem implica uma melhor utilização desse insumo energético. a espuma de poliestireno expandido apresenta inúmeras vantagens não só em relação a questão ambiental, como também: baixa condutividade térmica, massa específica reduzida que varia entre 10 e 30 Kg.m-³, baixa absorção de água, baixo peso, facilidade de manuseio, versatilidade, resistência ao envelhecimento, absorção de choques. Tais características levam a observar que se trata de um material inovador, para o qual vêm sendo descobertos e desenvolvidos usos cada vez mais nobres e cujas possibilidades de aplicação ainda parecem longe de estarem totalmente aproveitadas, mesmo depois de mais de meio século de aplicação.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

ABRAPEX Associação Brasileira de Poliestireno Expandido. Disponível em . Acesso em abril de 2011.

ACEPE - Associação Industrial de Poliestireno Expandido. Disponível em Acesso em abril de 2011.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Dá diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental. Resolução CONAMA n° 001. Brasília, 1986. Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil. Resolução CONAMA nº 307. Brasília, 2002.

ESTADÃO em: http://estadao.br.msn.com/ciencia/artigo.aspx?cp-documentid=28504344 acesso em: abril de 2011.

SILVA L. R. A. D. Utilização Do Entulho Como Agregado Para A Produção De Concreto Reciclado. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense, como requisito parcial para obtenção do Grau de Mestre. Área de Concentração: Engenharia Civil (2010).

TESSARI, Janaina. Utilização de Poliestireno Expandido e Potencial de Aproveitamento de seus Resíduos pela Construção Civil. 2006. 102f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

VILAR, WALTER DIAS. Químicas e Tecnologia dos Poliuretanos. 3. ed. São Paulo: Editora Pronor, 2007.

Veröffentlicht

2014-08-31

Zitationsvorschlag

Souza, L. M. D., & Assis, C. D. de. (2014). PLACAS PARA ALVENARIA DE VEDAÇÃO COM USO DE ESPUMA DE POLIESTIRENO EXPANDIDO (EPS). Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(2), 865–873. https://doi.org/10.5902/2236117013709

Ausgabe

Rubrik

ARTICLES