ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PARA A LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO DE CASOS SOBRE AS SANDÁLIAS HAVAIANAS EM SÃO PAULO (SP) E JOÃO PESSOA (PB)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117013630Parole chiave:
Logística Reversa, Coleta Seletiva, Reciclagem, Desenvolvimento Sustentável.Abstract
O avanço da tecnologia e as atuais formas de marketing pressionam o mercado para um consumo demasiado, o que induz à redução do ciclo de vida dos produtos e implica no seu rápido descarte. Novas estratégias sustentáveis buscam fechar o ciclo do produto no mercado através da logística reversa. Este trabalho teve por objetivo analisar duas estratégias de coleta de produtos pós-consumo utilizando como estudo de caso as sandálias Havaianas: devolução direta e coleta seletiva. Para verificar a predisposição do consumidor mediante as estratégias de coleta, foram aplicados questionários em dois centros urbanos (João Pessoa e São Paulo), além de visitas realizadas em várias cooperativas de reciclagem. Do total de entrevistados mais de 80% declarou usar as sandálias. Em São Paulo, dos quase 73% dos entrevistados que devolveriam as sandálias, 34% o fariam sem necessidade de incentivo. Em João Pessoa, dos 85% dos entrevistados que devolveriam, 43% não precisariam de incentivo. Em São Paulo o potencial de captação através da coleta seletiva (60%) é superior ao de devolução direta voluntária (40%), sendo que em João Pessoa essas duas estratégias se equivalem. Concluímos que: a devolução direta voluntária e a coleta seletiva mostraram-se viáveis; o ideal seria um projeto piloto para melhor avaliar melhor as diferentes estratégias; cooperativas de catadores podem ser uma importante meio de captação de resíduos sólidos passíveis de reciclagem; a responsabilidade compartilhada entre a sociedade, poder público e privado podem contribuir para fechar o ciclo do produto; e a logística reversa pode ser vista como ferramenta estratégica de competitividade empresarial.
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