QUÍMICA VERDE ALIADA À ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Autori

  • Ana Carolina de Oliveira Plens Universidade Metodista de Piracicaba
  • Daniel Luis Garrido Monaro Universidade Metodista de Piracicaba
  • Maria Rita Pontes Assumpção Alves Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117012918

Parole chiave:

Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Química Verde, Estratégia, Desenvolvimento Sustentável.

Abstract

Desenvolver-se de forma sustentável é um grande desafio para as empresas que priorizam a produtividade e a lucratividade. No entanto,a sustentabilidade tem sido incorporada às estratégias corporativas, uma vez que a preservação do meio ambiente causa melhoria em suaimagem e permite acesso a mercados globais que tem esse aspecto como exigência para seus negócios. O Instituto ETHOS, com o intuitode auxiliar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tem apoiado muitas empresas para implementação deiniciativas que visem o desenvolvimento sustentável. Este artigo tem por objetivo avaliar a aplicação da responsabilidade social empresarialcomo estratégia de competitividade em empresas de médio porte do setor de tingimento de tecidos, com o intuito de aliar a Química Verdee o meio ambiente a essa estratégia. Dessa forma desenvolveu-se um estudo de caso em duas empresas do segmento de tingimento de tecidospor meio da aplicação de questionário adaptado do Instituto ETHOS, para avaliar suas práticas visando à sustentabilidade, a prática“verde” e o nível de comprometimento das mesmas com a preservação do meio ambiente e a sociedade ao seu entorno. Assim, a Empresa Aapresentou poucas ações em prol das diretrizes ambientais enquanto que a Empresa B apresentou algumas iniciativas mais definidas nessadireção. Entretanto, conclui-se que as empresas do segmento de tingimento da indústria têxtil, analisadas neste trabalho, não considerama RSE como recurso competitivo, tendo ações incipientes em práticas para o desenvolvimento sustentável, o que ficou evidenciado a partirdo método aplicado para a coleta dos dados.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ANASTAS, P. EGHBALI, N. Green Chemistry: Principles and Practice. Chemical Society Reviews, 301 – 312, 2010.

CARTER, C. R.; ROGERS, D. S. A framework of sustainable supply chain management: Moving toward new theory. International Journal of Physical Distribution and Logistics Management, 38, 360 – 387, 2008.

CMMAD – Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Our Common Future. Assembleia Geral, 1987.

ERYURUK, S.H. Greening of the textile and clothing industry. Fibres & Textiles in Eastern Europe, 22-27, 2012.

GONÇALVES, A. DESIDÉRIO, A. GUTIERREZ, G.L. A responsabilidade social das empresas. ORG & DEMO, 135 – 152 , 2006.

Instituto ETHOS. Disponível em: <http://www3.ethos.org.br/>. Acesso em: 12 de Novembro de 2014.

LENARDÃO, E.J. FREITAG, R.A. DABDOUB, M.J. BATISTA, A.C.F. SILVEIRA, C.C. “Green chemistry” – os 12 princípios da química verde e sua inserção nas atividades de ensino e pesquisa. Química Nova, 123 – 129, 2003.

RABELO, N.S. SILVA,C.E. Modelos de indicadores de responsabilidade socioambiental corporativa. Revista Brasileira de Administração Científica, 1-26, 2011.

WBSCD – Business Solutions for a Sustainable World. Disponível em: <http://www.wbcsd.org/publications-and-tools.aspx>. Acesso em: 15 jan. 2014.

WERNER, E.M. BACARJI, A.G. HALL, R.J. Produção mais limpa: conceitos e definições metodológicas. SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 1 - 15, 2009.

##submission.downloads##

Pubblicato

2014-08-31

Come citare

Plens, A. C. de O., Monaro, D. L. G., & Alves, M. R. P. A. (2014). QUÍMICA VERDE ALIADA À ESTRATÉGIA EMPRESARIAL. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(2), 652–661. https://doi.org/10.5902/2236117012918

Fascicolo

Sezione

ARTICLES

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.