Cadeias Produtivas de Leite: um estudo comparativo entre duas realidades
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117011272Parole chiave:
Cadeias Produtivas, Agronegócio, LeiteAbstract
A presente pesquisa teve como objetivo identificar a competitividade da produção primária da cadeia produtiva de leite do município de Jaru-RO, comparada à de Patos de Minas-MG. Esse estudo baseou-se na proposta de competitividade apresentada por Ferraz, et al., para os quais a competitividade deve ser analisada partindo-se da dinâmica do mercado em que ocorre a concorrência, pois não apenas os fatores internos às organizações são imprescindíveis para análise da competitividade, mas ainda os fatores estruturais e os sistêmicos. Quanto ao método, utilizou-se a abordagem qualitativa, cujo procedimento foi o estudo de campo. Para a coleta de dados primários, foi utilizado como instrumento formulário de entrevistas estruturado, aplicados a uma amostra de produtores de leite dos municípios estudados. Para avaliação quanto ao nível de competitividade, os fatores avaliados foram mensurados utilizando-se o método da média ponderada. Com base na análise de 32 fatores de competitividade, o resultado da pesquisa demonstrou que o município de Jaru possui um nível de competitividade regular, enquanto o município de Patos de Minas apresenta nível de competitividade mais alto. Constatou-se ainda que em Jaru a atividade é pouco tecnificada, o que resulta, como consequência, baixo desempenho. A análise dos fatores externos ao empreendimento, relevantes para o sucesso competitivo, também apresentou baixa avaliação no nível de competitividade. Assim, na perspectiva de aprimoramento desse sistema, a Cadeia Produtiva de Leite em Jaru-RO necessita desenvolver fatores que inferem nas vantagens competitivas desse segmento, em vista da obtenção de um melhor desempenho na produção e no atendimento às exigências cada vez maiores do mercado consumidor.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVES, SIMONE; FERREIRA, NAYARA. Medida da competitividade do destino Brasil: uma aplicação do Índice de Competitividade Turística do WEF 2008. Observatório de Inovação do Turismo – Revista Acadêmica Mar 2009: 1-26.
ALVIM, RODRIGO SANT’ANNA. Oportunidade para a produção de leite no Brasil. Disponível em: <http://www.cna.org.br> Acesso em: 16 mar.2009.
ARAÚJO, MASSILON J. Fundamentos de Agronegócios. 2th ed. São Paulo: Atlas, 2009.
CALDEIRA, ADILSON; SIQUEIRA, MOEMA MIRANDA. Competitividade e desenvolvimento sustentável na visão de gestores. Revista Economia & Gestão – v. 09, n. 21, set./dez. 2009.
CALLADO, A. A. C.; CALLADO, A. L. C. Gestão de custos rurais: comparando práticas entre distintos polos de produção agroindustriais do estado de Pernambuco. In. Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 7, n. 2, p. 65-74, 2009.
EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Produtividade e sustentabilidade da atividade leiteira em debate. Embrapa, 2009. Disponível em <http://www.cpafro.embrapa.br.>. Acesso em 22 de mai. 2011.
FERRAZ, JOÃO CARLOS; KUPFER, DAVID, HAGUENAUER, LIA. Made in Brazil: desafios competitivos para a indústria. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997.
GALINARI, RANGEL; CAMPOS, BRUNO; LEMOS, MAURO BORGES; SANTOS, FABIANA; BIAZI, ELENICE. Tecnologia, especialização regional e produtividade: um estudo da pecuária leiteira em Minas Gerais. In. Anais do X Seminário sobre a Economia Mineira: Belo Horizonte, 2002.
GOMES, SEBASTIÃO TEIXEIRA. Diagnóstico da pecuária leiteira do Estado de Minas Gerais em 2005: relatório de pesquisa. Belo Horizonte: FAEMG, 2006.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Pecuária Municipal 2008. Rio de Janeiro: IBGE, 2009. Disponível em: . Acesso em 24 Nov. 2010.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produção da Pecuária Municipal 2009. Rio de Janeiro, v. 37, p. 1-55, 2010. Disponível em . Acesso em jun 2011.
KUPFER, DAVID. Padrões de Concorrência e Competitividade. Rio de Janeiro: IEI/UFRJ, 1991. Texto para discussão nº 265.
LIMA, GIOVANI NEVES. Segmento de serviços industriais do
pólo petroquímico de Camaçari: um estudo sobre a competitividade. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Escola de Administração. Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2007.
NANTES, JOSÉ FLÁVIO DINIZ; SCARPELLI, MOARCIR. Elementos de gestão na produção rural. In. BATALHA, Mário Otávio (cood.). Gestão Agroindustrial. GEPAI: Grupo de Estudos e pesquisas agroindustriais. 3th ed. Vol. 1. São Paulo: Atlas, 2009.
NOGUEIRA, MAURÍCIO PALMA; TURCO, CRISTIANE DE PAULA; PAIVA, HÉLIO AFONSO BRABA; LOPES, MAÍRA BACHA. Produção Leiteira. In. Estratégia para o Leite no Brasil. CONSOLI, Matheus Alberto; NEVES, Marcos Fava (cood.). Atlas: São Paulo, 2006. p. 90-118.
PAES DE SOUZA, MARILUCE. Estudos diagnósticos de aglomerações / Arranjo produtivo local do leite: Região central do estado de Rondônia In. ADA - Agência de Desenvolvimento da Amazônia. Plano de desenvolvimento sustentável da Amazônia legal. Universidade Federal do Pará, Organização dos Estados Americanos. Belém: ADA, 2006.
PAES DE SOUZA, MARILUCE. Governança no agronegócio: enfoque na cadeia produtiva do leite. Porto Velho: Edufro, 2007.
PORTER. MICHAEL E. A Vantagem Competitiva das Nações. Rio de Janeiro: Campus, 1993.
POSSAS, MÁRIO LUIZ. Competitividade: Fatores Sistêmicos e Política Industrial - implicações para o Brasil. In. Estratégias Empresariais na Indústria Brasileira: Discutindo Mudanças. CASTRO, Antônio Barros (org.) Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1996.
QUEIROZ, LUCIA MARIA AQUINO DE. A gestão pública e a competitividade de cidades turísticas: a experiência da cidade de Salvador. Tese de doutorado. Universidade de Barcelona. 2005
RICHARDSON, ROBERTO JARRY. Pesquisa social: métodos e
técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
SCHEIDT, ADEMAR SILVA JUNIOR. A Força Competitiva dos Supermercados como Compradores de Produtos Lácteos da Indústria de Rondônia. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, 2008.
SILVA NETO, ROMEU; PIZZOLATO, NÉLIO DOMINGUES. Uma metodologia para a análise da competitividade sistêmica empresarial. In. XXI ENEGEP, 17-19 outubro, Salvador, 2001.
SILVA, ERMES MEDEIROS DA; SILVA, ELIO MEDEIROS DA; GONÇALVES, VALTER; MUROLO, AFRÂNIO CARLOS. Estatística para os cursos de: economia, administração e ciências contábeis. 2. Ed São Paulo: Atlas, 1997.
TAVARES, P., KRETZER, J., MEDEIROS, N.. Economia Neoschumpeteriana: expoentes evolucionários e desafios endógenos da indústria brasileira. In. Revista Economia Ensaios, América do Norte, 20, jan. 2009.
TEIXEIRA, FRANCISCO. Estruturas de mercado e competitividade industrial: breve referencial teórico. In. Bahia Análise e Dados. V. 14, n. 4, p. 745-754, mar. 2005