Indicadores para monitoramento e avaliação de programas de Gerenciamento Costeiro: o Projeto Orla de Fundão

Auteurs-es

  • Aparecida Demoner Ramos Faculdades Integradas de Aracruz, Aracruz, ES
  • Robson Sarmento Faculdades Integradas de Aracruz, Aracruz, ES

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236117015507

Mots-clés :

Gerenciamento costeiro, Indicadores, Monitoramento e avaliação

Résumé

A degradação e o esgotamento dos recursos costeiros e marinhos demonstram a necessidade de dar aos programas de gerenciamento costeiro um enfoque integrado. O manejo integrado é um processo que reúne os gestores e comunidades para elaborar e executar programas e projetos em busca da sustentabilidade dos ecossistemas costeiros e marinhos. O objetivo desse trabalho é apresentar um conjunto de indicadores ambientais, socioeconômicos e institucionais tendo como finalidade quantificar, monitorar, avaliar as ações a serem desenvolvidas nos programas de Gerenciamento Costeiro Integrado. Adotou-se como critério para definição dos indicadores i) os problemas identificados como prioritários nos municípios litorâneos ii)  análise dos diferentes quadros das políticas municipais, estaduais e federais relacionadas à gestão costeira; iv) apresentar características de serem indicadores de fácil mensuração, centrado em aspectos práticos, claros, fáceis de entender e de comunicar; e vi) serem relevantes para os objetivos dos Programas e projetos de Gestão costeira.Os indicadores foram aplicados no âmbito do Plano de Gestão Integrada da Orla de Fundão – Projeto Orla. A aplicação conjunta dos indicadores permitiu compreender os fatores que geram pressão no ambiente, o estado e as relações de dependência entre os sistemas costeiros. O uso desses indicadores para quantificar, monitorar e avaliar a implementação do Projeto Orla nas distintas condições e cenários ambientais, socioeconômico e institucional contribui para a tomada de decisões e determinar intervenções, alcançando as metas necessárias à sustentabilidade da ocupação e uso dos ecossistemas costeiros e marinhos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Aparecida Demoner Ramos, Faculdades Integradas de Aracruz, Aracruz, ES

Faculdade de Aracruz - Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental.

Área de concentração: Tecnologia Socioambiental.

Orientador: Ph.D. Robson Sarmento

 

 

 

Robson Sarmento, Faculdades Integradas de Aracruz, Aracruz, ES

Ph.D. Engenharia Civil, Professor Titular Faculdades Integradas de Aracruz, Aracruz, ES, Brasil

Références

ALBINO, J.; GIRARD, G.; NASCIMENTO, K.A. Erosão e Progradação do litoral brasileiro, Espírito Santo. MMA, Brasília, [2010?].

AURELIANO, J.T. Balneabilidade das praias de Pernambuco o Núcleo Metropolitano. Dissertação de Mestrado Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000. 133p.

BATISTA,D. Avaliação do “Programa de Monitoramento Ambiental Baía Sul” Via Expressa Sul (Saco dos Limões - Baía Sul, Florianópolis, SC) sob a Análise da Gestão Costeira Integrada. Itajaí: Universidade do Vale de Itajaí – UNIVALI, 2006.

BRASIL. RESOLUÇÃO CONAMA nº 274, de 29 de novembro de 2000. Define os critérios de balneabilidade em águas brasileiras. Publicada no DOU nº 18, de 25 de janeiro de 2001, Seção 1, páginas 70-71.

BRASIL. Ministério Planejamento, Orçamento e Gestão. Projeto Orla: Manual de Gestão. Brasília, 2006. 88p.

BRASIL. Ministério Meio Ambiente. Panorama da conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos no Brasil. Secretaria de Biodiversidade e Florestas/Gerência de Biodiversidade Aquática e Recursos Pesqueiros. Brasília. 2010. 148 p.

BRASIL. Ministério Planejamento, Orçamento e Gestão. Plano de Gestão Integrada de Fundão: Brasília, 2011. 183p.

BELFIORE, Stefano et al. A Handbook for Measuring the Progress and Out-comes of Integrated Coastal and Ocean Management. IOC Manuals and Gui-des. Paris: Unesco, 2006.

EMBRATUR. Projeto Turis – Normas para ocupação do território. Brasília: Ministério da

Indústria e Comércio, 1975. http://www.turismo.gov.br/ acesso em novembro 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE Indicadores de desenvolvimento sustentável – Brasil 2010. Rio de Janeiro, 2010.

IJSN – Domicílios: Resultados preliminares do Censo Demográfico, Ano IV – Número 28 – Maio de 2011 2010http://www.ijsn.es.gov.br/Sitio/attachments/959_2011-28.pdf

KRAMA, R.M. Análise dos indicadores de desenvolvimento sustentável no Brasil, usando a ferramenta painel de sustentabilidade. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, Curitiba, 2009.

OLSEN,S.; LOWRY,K;TOBEY,J.Una guia para evaluar El progreso En el manejo costero. Centro de Recuros Costeros De la Universidad de Rhode Island CRC- URI, Guayaquil, Ecuador, 1999.

POLETTE, M.; RAUCCI, G. D.; CARDOSO, R.C. Proposta metodológica para a-nálise da capacidade de carga recreacional em praias arenosas: Estudo de ca-so da Praia Central de Balneário Camboriú-SC (Brasil). I Congresso Sobre Planejamento e Gestão do Litoral dos Países de Expressão Portuguesa, Açores/Lisboa, 2001.

POLETTE, M.; RAUCCI, G.D. Methodological proposal for carrying capacity analysis in sandy beaches: A case study at the Central Beach of Balneário Camboriú - SC - Brazil. Journal of Coastal Research, v. 35, p. 94-103, 2003.

SILVA, S.A.F. Gestão de praias da Costa de Caparica. A capacidade de carga, o valor da onda, a segurança e informação. Dissertação para obtenção do Grau de Mestre Engenharia do Ambiente. Universidade de Nova Lisboa, 2012. 177p.

SOUTO, R.D. Avaliação do impacto antropogênico na zona costeira do estado do Rio de Janeiro. Monografia (graduação em Oceanografia). Universidade do Es-tado do Rio de Janeiro. Brasil, 2005. 180 p.

THE SCOTTISH COASTAL FORUM (SCF). Indicators to monitor the progress of integrated coastal zone management: are view of world wide practice, Scottish Executive Central Research Unit. Scotland, 2001.

UNESCO. A reference guide on the use of indicators for integrated coastal management. IOC. Manual sand guides; 45, Publ: 2003; 127 p. SC.2003/WS/14.

Téléchargements

Publié-e

2015-04-01

Comment citer

Ramos, A. D., & Sarmento, R. (2015). Indicadores para monitoramento e avaliação de programas de Gerenciamento Costeiro: o Projeto Orla de Fundão . Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 995–1009. https://doi.org/10.5902/2236117015507

Numéro

Rubrique

ENVIRONMENTAL MANAGEMENT

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.