ANÁLISE SÓCIOECONÔMICA E FINANCEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO EM CERRO PELADO/URUGUAI

Autores/as

  • Jaqueline Carla Guse Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Andréa Cristina Dörr Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Marivane Vestena Rossato Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Luiz Antônio Rossi de Freitas Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611708774

Palabras clave:

Agricultura Familiar, Cerro Pelado, Condições Socioeconômicas.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/223611708774

A agricultura familiar contribui significativamente para a produção de alimentos, geração de renda e o desenvolvimento de todas as regiões, tendo papel fundamental no agronegócio. Neste contexto, o presente trabalho buscou identificar as condições socioeconômicas e financeiras de um agricultor familiar da localidade de Cerro Pelado, interior do município de Riveira/Uruguai. Com a análise desse caso, verificou-se a existência de problemas típicos da agricultura familiar do Brasil, como falta de mão-de-obra, escassez de incentivos públicos, dificuldade de acessos a mercados e alta dependência em relação a intermediários são também os principais problemas no caso da agricultura familiar da região em estudo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jaqueline Carla Guse, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Acadêmica do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Andréa Cristina Dörr, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) , mestrado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Economia na Universidade de Hannover, Alemanha (2009). Realizou estágio na Organizações das Nações Unidas (ONU) em Viena, Áustria em 2008. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em agronegócio, cadeias agroindustriais, comércio internacional e programas de certificação. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Econômicas, Professora Permanente junto ao Programa de Pós-graduação em Extensão Rural e do Programa de Pós-Graduação em Economia & Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria-RS e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Agronegócios.

Marivane Vestena Rossato, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é docente colaboradora da Universidade Federal de Santa Maria e projessor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade ambiental, responsabilidade social, contabilidade, custos e icms ecológico.

Luiz Antônio Rossi de Freitas, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciencias Contabeis pela Universidade Federal de Santa Maria (1984), Especialização em Cooperativismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Finanças de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade I, Projetos de Investimentos, Praticas Contábeis na Atividade Rural, Finanças Empresariais, Custos, Planejamento Estratégico e Mercado de Capitais

Citas

BEGNIS, H. S. M.; ESTIVALETE, V. de F. B.; PEDROZO, E. A. Confiança, comportamento oportunista e quebra de contratos na cadeia produtiva do fumo no sul do Brasil. Gestão e Produção, São Carlos, v. 14, n. 2, p. 311-322, mai./ago. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v14n2/08.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2011.

COSTA, M. L.; LOPES, A. P.; MORAES, C. S.; CICHELERO, M. Gestão Rural Como Agente do Desenvolvimento Regional na Agricultura Familiar. In: XVII Jornadas de Jóvenes Investigadores, 2009, Concordia, Entre Rios. XVII Jornadas de Jóvenes Investigadores: universidad, conocimiento y desarrollo regional. Entre Rios - Argentina : EDUNER, 2009.

Publicado

2013-06-03

Cómo citar

Guse, J. C., Dörr, A. C., Rossato, M. V., & Freitas, L. A. R. de. (2013). ANÁLISE SÓCIOECONÔMICA E FINANCEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO EM CERRO PELADO/URUGUAI. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 11(11), 2351–2356. https://doi.org/10.5902/223611708774

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 4 > >>