LEVANTAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS NA ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO E MONTAGEM DE SISTEMAS ELÉTRICOS NA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO ON SHORE
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611705919Palabras clave:
Petróleo, Riscos Ambientais, Plataforma de Perfuração, Mapas de Risco.Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/223611705919
Neste trabalho foi desenvolvido um levantamento em empresas que prestam serviços de construção e montagem em sistemas elétricos na área de perfuração e exploração de petróleo. O estudo foi desenvolvido na região de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte. O objetivo foi identificar e analisar os agentes físicos a qual os trabalhadores estão expostos, propondo medidas mitigadoras para diminuir as conseqüências danosas, assim como apresentar as boas práticas das empresas, com os investimentos e melhorias no processo produtivo. O estudo consiste na elaboração da matriz de riscos, com uso da ferramenta da análise preliminar de riscos (APR) e posterior análise das instruções normativas e dos modos operatórios originais, desenvolvidos pelos próprios trabalhadores. Também são descritos as fases das tarefas e os riscos físicos associados e sua correlação com os fatores ambientais, constituindo-se num importante elemento para o desenvolvimento de um sistema de prevenção de doenças ocupacionais para todas as empresas que atuam nesse seguimento de distribuição de energia elétrica para empresas exploradoras de petróleo.
Descargas
Citas
AGUIAR, L. A. Metodologias de Análise de Riscos - APP & Hazop. Rio de Janeiro: 2011. Disponível em: <http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUploa/materia.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2012.
AMORIM, E. L. C. de. Ferramentas de Análise de Risco. Apostila do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Alagoas, CTEC, Alagoas: 2010. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/71505557/Apostila-de-ferramentas-de-analise-de-risco>. Acesso em: 08 jul. 2012.
BRASIL, Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. Disponível em:
<http://portal.mte.gov.br/legislacao/normas-regulamentadoras-1.htm>. Acesso em: 08 Jul. 2012.
BREVIGLIERO, E. J. P. et al. Higiene Ocupacional: Agentes Biológicos, Químicos e Físicos. 5º. São Paulo: SENAC, 2010.
CAMACHO, E. N. Uma Proposta de Metodologia para Análise Quantitativa de Riscos Ambientais. (2004). Tese - Programa de Pós-graduação de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.
CETESB. Manual de orientação para elaboração de estudos de análise de riscos. 2000.
IDEMA. Mossoró. Disponível em: http://www.idema.rn.gov.br. Acesso em: 15/07/2012.
MACHADO, J. M. H.; PORTO, M. F. S.; FREITAS, C. M. Perspectivas para uma análise interdisciplinar e participativa de acidentes (AIPA) no contexto da indústria de Processo, pp. 49-81. Fiocruz, Rio de Janeiro. 2000.
MAPFRE. Mudanças climáticas e analise de risco da industrial de petróleo no litoral brasileiro. Instituto de Ciências del Seguro. Madrid. 2009.
MELO, L. A. et al. “Segurança nos serviços emergenciais em redes elétricas: os fatores ambientais.” Revista Produção, 2003.
PEDRO, R. Métodos de Avaliação e Identificação de Riscos nos Locais de Trabalho. Revista Tecnometal. n.º 167 de Nov/Dez 2006.
PEDRO, R. Métodos de Avaliação e Identificação de Riscos nos Locais de Trabalho. Revista KÉRAMICA. n.º 286 de Setembro/Outubro, 2007.
PETROBRAS. Serviços de Exploração e Produção. Disponível em:
http://www.petrobras.com.br. Acesso em: 16/07/2012.
PIGNATI, W. A.; MACHADO, J. M. H. Riscos e agravos à saúde e à vida dos trabalhadores das indústrias madeireiras de Mato Grosso. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, Dec. 2005.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3 ed. Rev. Atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, 2001.
THOMAS, J. E. Fundamentos de Engenharia de Petróleo. Petrobras. Rio de. Janeiro: Interciência, 2001.
WIKIPEDIA. Mossoró. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mossoro. Acesso em: 15/07/2012.