CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS QUÍMICOS DE UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS E MICROBIOLÓGICAS DE ÁGUAS E EFLUENTES

Autores/as

  • Carlos Enrique Jeronimo Petroleo Brasileiro SA
  • Henio Normando Sousa Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611704994

Palabras clave:

Resíduos Laboratoriais, Perigosos, Químicos.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/223611704994

Os resíduos laboratoriais representam, atualmente, mais uma classe de materiais que vêm contribuindo com a poluição ambiental, como também, colocando em risco a saúde dos profissionais que os manuseiam e/ou mantêm contato rotineiro de outras maneiras. Diante dessa situação, as Universidades se enquadram como as principais responsáveis pelo problema, pois normalmente apresentam um grande número de laboratórios, com resíduos característicos, muitas vezes com propriedades desconhecidas e alto grau de insalubridade. Além do que, não há pressão por parte dos órgãos fiscalizadores para que estes procurem formas ambientalmente corretas de tratar ou destinar os seus resíduos. Por essas razões, esse trabalho tem como objetivo principal a caracterização dos resíduos de um Laboratório de Engenharia Ambiental e Controle de Qualidade – LEACQ – de uma instituição de ensino superior do nordeste brasileiro, tendo em vista, o futuro reaproveitamento desses materiais a partir de sua recuperação ou o descarte ambientalmente correto. Para tanto se realizou uma estimativa dos resíduos em termos qualitativos e quantitativos, através da listagem das principais análises realizadas no laboratório, assim como de sua periodicidade de execução e de seus principais reagentes. Nessa estimativa considerou-se a quantidade dos reagentes puros, desconsiderando a água de diluição. Foi adotada uma classificação para os diversos resíduos, sendo: (A) Compostos sulfonados; (B) Compostos Clorados ou Nitrogenados; (C) Compostos com Metais Pesados; (D) Compostos Orgânicos e (E) Outros. Dentro dessa classificação subdividiu-se os resíduos sólidos e os líquidos. Dos resultados obtidos com a estimativa qualitativa e quantitativa dos resíduos do LEACQ, conclui-se que a classe majoritária, em termos de contaminação é a classe A, principalmente pela presença de ácido sulfúrico, reagente usado em grande escala. Entretanto, a grande preocupação é a presença de metais pesados – Classe C – que, mesmo em pequenas quantidades, acarretam problemas em razão do acúmulo na cadeia trófica. Porém, para complementar esse trabalho se faz necessário realizar algumas análises laboratoriais para se confrontar os resultados estimados com os experimentais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Enrique Jeronimo, Petroleo Brasileiro SA

Doutorado em Engenharia Quimica. Engenheiro de Processamento de Petroleo da Petrobras.

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Norma NBR 12.807; Resíduos de serviço de saúde : terminologia. São Paulo, 1993.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Norma NBR 12.808; Resíduos de serviço de saúde : classificação. São Paulo, 1993.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Norma NBR 12.809; Manuseio de serviços de saúde: procedimento.. São Paulo, 1993.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Norma NBR 12.810; Coleta de serviços de saúde: procedimento.. São Paulo, 1993.

INMETRO. CTE 06; Princípios das boas práticas de Laboratório. Rio de Janeiro, SENAI.DN-NID, 1995.

INTERNATIONAL STANDARD ORGANIZATION - ISO/IEC guide 25; General requirements for the technical competence of testing laboratories 2ed. Washington, 1982.

INTERNATIONAL TECHNICAL INFORMATION INSTITUTE. Toxic and hazardous industrial chemical safety manual. Tóquio, ITI, 1977.

KLAASSEN, C.D; AMDUR, M.O.; DOULL, J. Casarett and Doull’s toxicology: the basic science of poisons. 5 ed. New York, McGraw Hill, 1996.

LUNN, G. et al. Destruction of hazardous chemicals in the laboratory. New York, John Wiley & sons, 1990.

PEDROZO, M. F. M & PHILIPPI JR, A. Disposição de resíduos de laboratório - estudo de caso. In: 20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro – RJ. Brasil. 1999.

Publicado

2012-08-04

Cómo citar

Jeronimo, C. E., & Melo, H. N. S. (2012). CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS QUÍMICOS DE UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS E MICROBIOLÓGICAS DE ÁGUAS E EFLUENTES. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 7(7), 1520–1526. https://doi.org/10.5902/223611704994

Número

Sección

ARTICLES

Artículos más leídos del mismo autor/a