Licenciamento ambiental x conscientização do produtor: situação atual das áreas de produção de arroz em Cachoeira do Sul- RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611702765Palabras clave:
Conservação ambiental, Arroz irrigado, Manejo sustentávelResumen
O Licenciamento Ambiental é uma das ferramentas utilizadas com o objetivo de preservar os recursos naturais para as gerações futuras, fomentando práticas de manejo sustentável, principalmente nas atividades agrícolas que utilizam recursos como a água, no caso em estudo, a cultura de arroz irrigado. Atualmente, as exigências dos órgãos bancários para a liberação de crédito seguem uma série de requisitos, dentre eles o Licenciamento Ambiental da área de plantio e a Outorga dos Recursos Hídricos. Este trabalho tem como objetivo avaliar a situação atual das áreas de produção de arroz em Cachoeira do Sul em relação à obtenção do Licenciamento e da conservação ambiental. Para isso, foram coletados dados, através de entrevistas, e, com base nestes resultados, realizou-se palestras junto aos produtores. Pode-se observar que a maioria dos entrevistados desconhece o verdadeiro sentido da Legislação Ambiental, pois cumpre o Licenciamento visando apenas ao financiamento agrícola. A pesquisa demonstrou a necessidade de se trabalhar temas relacionados à preservação ambiental, com apoio mais direto e intenso de órgãos de pesquisa e extensão, a fim de que, juntos, encontrem soluções para um manejo agrícola sustentável.
Descargas
Citas
BRASIL. Tribunal de Contas da União com colaboração do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. 4ª Secretaria de Controle Externo, Cartilha de licenciamento ambiental. 2.ed. Brasília: TCU, 2007. 83p.
FEPAM. Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler. Disponível em: <http://www.fepam.rs.gov.br/>. Acesso em: 03 mar. de 2010.
FRIZZONE, J. A.; Planejamento otimizado da irrigação. In: DOURADO, NETO, D. et alli. Curso de agricultura irrigada. Piracicaba. Ed. Da ESALQ, 1991.
FILHO, J. L. de A. Educação ambiental para a sustentabilidade dos recursos hídricos: A integração das políticas públicas de recursos hídricos e educação ambiental. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina. – Florianópolis – 2003.
MANTOVANI, E. C.; BERNARDO, S.; PALARETTI, L. F. Irrigação: Princípios e Métodos. 2.ed. Viçosa: UFV, 2007. 358p.
NOGUEIRA, J. M.; MEDEIROS, M. A. A.; ARRUDA, F. S. T. Valoração Econômica do meio ambiente: Ciência ou empirismo. Caderno de Pesquisa em Políticas de Desenvolvimento Agrícola e de Meio Ambiente, Brasília, 1998.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL-RS. Disponível em: <http://www.cachoeiradosul.rs.gov.br/default.asp>. Acesso em: 5 mai. 2010.
RIBEIRO, M. M. R.; Alternativas para outorga e cobrança pelo uso da água, simulação de um caso. Tese (Doutorado em Engenharia). IPH, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre-RS,2000.