Avaliação dos resíduos de construção em um canteiro de obra em Petrolina-PE
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117016407Palabras clave:
Gestão ambiental, Reaproveitamento, Meio ambiente.Resumen
A construção civil está entre as atividades econômicas que mais degradam o meio ambiente, gerando resíduos de construção civil responsáveis por diversos impactos ambientais. A destinação destes resíduos tem sido principalmente para aterros sanitários ou mesmo lixões. Devido à legislação ambiental, as empresas estão tendo que se adaptar quanto à necessidade de conservação ambiental. Baseado nessa situação, esse trabalho teve por objetivo realizar diagnóstico qualitativo da geração de resíduos em obra de construção de apartamentos residenciais com térreo mais três pavimentos e em seguida propor medidas mitigadoras para promoção da qualidade ambiental. A obra em estudo está localizada na cidade de Petrolina/PE. Para a execução da pesquisa foi realizada uma pesquisa exploratória, para se aliar os elementos metodológicos e teóricos, e também foi feito um levantamento de informações através de visitas e aplicação de questionário ao responsável pela obra. Constatou-se que a destinação dos resíduos é feita de forma não planejada, há desperdício de água e a madeira é o único resíduo reaproveitado na obra, sendo os demais componentes do RCC colocados em caçamba para aguardar coleta por empresa terceirizada. Entre as propostas de melhorias foi sugerida a implantação de sistema de gestão e uso do ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act).Descargas
Citas
ANDRADE; TACHIZAWA; CARVALHO. Enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. São Paulo: Makron Books, 2000. 206p.
ÂNGULO, S. C. Variabilidade de agregados graúdos de resíduos de construção e demolição reciclados. 2000. 155 f. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, Janeiro/março de 2006.
AZEVEDO, G. O. D. de; KIPERSTOK, A.; MORAES, L. R. S. Resíduos da construção civil em salvador: os caminhos para uma gestão sustentável. Artigo Técnico. Engenharia Sanitária Ambiental. Vol. 11 – N° 1 – jan/mar 2006, 65-72.
BOURSCHEID, J. A; SOUZA, T. L. de. Resíduos de construção civil e demolição como material alternativo. Instituto Federal de Santa Catarina. Florianópolis – SC. Publicações do IF-SC, 2010.
BRASIL. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR ISO 14001:2004. Sistema da gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 27p.
BRASIL, CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA). Resolução no. 307 de 5 de julho de 2002, publicado no D.O.U de 17 de julho de 2002.
BRASIL, POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Regulamenta a Lei no 12.305, de 2 de agosto de 2010. Decreto Nº 7.404, de 23 de Dezembro de 2010.
CARNEIRO, F. P. Diagnóstico e ações da atual situação dos resíduos de construção e demolição na cidade do Recife. Dissertação (Mestrado). João Pessoa: UFP, 2005.
CARVALHO, R. Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Editora Byparson, 2006.
DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2006. 232p.
MAIA, E. M.; GAIA, A. Impactos ambientais causados pelos resíduos de construção Civil no município de Belém. 2012. 60 f. Monografia (Graduação) – centro de ciências exatas e tecnologia – CCET, Universidade da Amazônia, Belém – PA, 2012.
MARIANO, L. S. Gerenciamento de resíduos da construção civil com reaproveitamento estrutural: estudo de caso de uma obra com 4.000m². Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Curitiba – PR. 2008.
PIOVEZAN JÚNIOR, G. T. A.; Avaliação dos resíduos da construção civil (RCC) gerados no município de Santa Maria. 2007. 76 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal Santa Maria. Rio Grande do Sul, 2007.
PINTO, T. P. Metodologia para a gestão diferenciada de resíduos sólidos da construção urbana. Tese (Doutorado em Engenharia da Construção Civil) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo. 1999.
RIZZATTI, C. B.; LORENZETT, J. B.; LORENZETT, D. B.; GODOY, L. P. Sacolas retornáveis: uma alternativa para redução do impacto de larga escala causado pela eliminação irregular de sacolas descartáveis. Revista do Centro do Ciências Naturais e Exatas - UFSM, Santa Maria. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental – REGET. v. 18 n. 1 Abr 2014, p. 25 – 33.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
DECLARATION