UM OLHAR EXPLORATÓRIO SOBRE OS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE PARA OS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE NUMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117010659Palabras clave:
Resíduos de Serviços de Saúde, Educação Ambiental, Sistema de Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde.Resumen
Esta pesquisa objetiva realizar uma investigação sobre os resíduos de serviços de saúde para os cursos da área da saúde numa universidade comunitária do sul do Brasil com base nas orientações fornecidas pela legislação brasileira vinculada ao setor de saúde e no Sistema de Gestão Ambiental, estabelecido pela NBR ISO 14001, para a proposição de um modelo para Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Para isto, foram aplicados dois questionários: um para coleta de dados dos alunos e outro para docentes e funcionários. A pesquisa classificou-se como exploratória descritiva e usou abordagens de integração entre análise qualitativa e quantitativa. Foi constatado que 94% dos alunos desconhecem a legislação referente aos Resíduos de Serviços de Saúde - RSS e que 82% dos docentes e funcionários não conhecem a destinação desses resíduos. Outros resultados da pesquisa demonstraram a necessidade de informações mais amplas e consistentes em relação aos RSS gerados nas aulas práticas e no atendimento à comunidade. O conhecimento das técnicas aplicadas tanto pelos alunos quanto pelos docentes e funcionários, focadas especificamente nas áreas de atuação, deixam a desejar no que diz respeito à legislação e ao gerenciamento dos RSS. Percebeu-se que esse assunto não é tratado pelos docentes, discentes e técnicos administrativos como relevante, embora, todos saibam da sua importância vital à saúde de cada sujeito envolvido. Após os resultados obtidos, foram elaboradas sugestões sistemáticas sobre a gestão de Resíduos de Serviços de Saúde gerados em atividades de ensino que se constitui num conjunto de ações visando à qualidade e à eficiência das práticas acadêmicas, enfatizando a educação ambiental.Descargas
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