Estufas e vermicompostagem: um facilitador do processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117086692Schlagworte:
Tecnologia ambiental, Vermicompostagem, Benefícios educacionaisAbstract
A integração entre componentes curriculares e um artefato educacional, uma estufa de hortaliças com vermicompostagem, visa melhorar o processo de ensino-aprendizagem e fomentar a interdisciplinaridade na educação escolar. Com uso do método Design Science Research (DSR), foram identificadas rotinas para diferentes cursos, como Agronomia, Química e Tecnologia em Gestão de Turismo, ao relacionar o conteúdo programático com os elementos da estufa. O estudo foi conduzido em uma instituição de ensino, onde foram mapeados os componentes curriculares de diversos cursos e suas possíveis conexões com o artefato proposto. Como resultado, foram identificadas 23 rotinas para o curso de Agronomia, 2 para Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 3 para Química, 2 para Tecnologia em Gestão de Turismo, 5 para Ciências Biológicas, 6 para o Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, 1 para o Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e 5 para o Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio. Essa abordagem propõe uma forma prática de ensino, pois possibilita aos alunos uma experiência direta com os conceitos aprendidos em sala de aula. Essa estratégia não só promove a compreensão dos conteúdos, mas também prepara os estudantes para enfrentar desafios complexos no mercado de trabalho, ao estimular uma formação mais holística e interdisciplinar. O estudo destaca a importância de buscar benefícios educacionais através da integração entre ensino, pesquisa e extensão, ao possibilitar o avanço do conhecimento prático em um determinado campo de estudo.
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