EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DESENVOLVENDO ATIVIDADES PARA MINIMIZAR O RUÍDO NA ESCOLA

Autor/innen

  • Giane Margarete Scarpatto Lourenço Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Djalma Dias da Silveira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611703903

Schlagworte:

Ruído, Educação Ambiental, Saúde, Ensino-Aprendizagem.

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/223611703903

O presente trabalho apresenta estratégias e ações de educação ambiental na tentativa decombate a um contaminante silencioso, porém muito eficaz no prejuízo da saúde dos indivíduos,o ruído. Sabendo-se que o mesmo passa despercebido pelos indivíduos, mas que acarretadiversos prejuízos para a saúde humana e também no processo ensino-aprendizagem, ondemuitas vezes com a audição prejudicada a tarefa não é realizada ou entendida da forma quedeveria ser, resolveu-se chamar à atenção para esse contaminante que não deixa odor nemcor, mas que é tão ou mais prejudicial que os outros. Na tentativa de minimizar este problema,inicialmente realizou-se uma formação sobre a influência do ruído na aprendizagem e na saúdedo ser humano. Após a formação foram traçadas estratégias para serem aplicadas na escola como intuito de conscientizar, para então minimizar o problema. As estratégias e ações colocadasem prática na busca da resolução do problema foram vídeos informativos, música e jogoscalmos no recreio, concursos de cartazes e vídeos sobre o tema e constante monitoramento detodos. Os índices de pressão sonora na escola foram medidos antes e depois da realização dotrabalho. A redução do mesmo foi entre 2 a 3 dB em quase todos os setores, em média 41%,considerando-se esta redução significativa, principalmente por ter sido conseguida através deações educativas sem alterações físicas.

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Veröffentlicht

2011-10-11

Zitationsvorschlag

Lourenço, G. M. S., & Silveira, D. D. da. (2011). EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DESENVOLVENDO ATIVIDADES PARA MINIMIZAR O RUÍDO NA ESCOLA. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 4(4), 546–557. https://doi.org/10.5902/223611703903

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