A conversão do conhecimento em uma universidade federal com base em Nonaka e Takeuchi

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117018572

Schlagworte:

Conhecimento, Universidade, Conversão, Estudo

Abstract

Este estudo tem como foco o estudo sobre a conversão do conhecimento na área administrativa de uma universidade federal, com base no modelo SECI de Nonaka e Takeuchi.  O objetivo principal é analisar como o conhecimento, no âmbito da gestão administrativa, é criado e difundido, na Universidade Federal da Fronteira Sul, sob o ponto de vista de seus dirigentes, na perspectiva do modelo SECI de Nonaka e Takeuchi. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e com procedimentos metodológicos bibliográficos e pesquisa de campo. Foi aplicado questionário estruturado fechado e não disfarçado, aos gestores que compunham a amostra, escolhida intencionalmente de forma não aleatória. Constatou-se que, na Universidade em questão, na visão de seus dirigentes, o conhecimento tende a ser criado e difundido seguindo os quatro modos de conversão: socialização, externalização, combinação, internalização. Conclui-se que os modos de conversão – socialização e externalização – parecem mais consolidados enquanto que – combinação e internalização – parecem necessitar de amadurecimento.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Sergio Begnini, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional. Especialista em Educação Integral. Bacharel em Administração. Universidade Federal da Fronteira Sul.

Literaturhinweise

CAMARGO LCA, ARRIETA FG. Modelo DECREXA para la Gestión del Conocimiento: Caso Concreto de Relación Universidad-Empresa em la Ciudad de Cartagena de Indias. 3ª Conferencia Aual de LACCEY; 2005 junio 8-10; Cartagena de Indias, Colombia.

CAMPOS, EB. Gestión del Conocimiento em Universidades y Organismos Públicos de Investigación. Consejería de Educación de la Comunicad de Madrid; 2002, Madrid.

FÁVERO LP, BELFIORE P, SILVA FL, CHAN B. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier; 2009.

GONÇALVES, J. E. L. As empresas são grandes coleções de processos. Revista de Administração de Empresas – ERA. 2000;40(1):6-19.

GUANCA JCH. Modelo de Gestión de Conocimiento para lagestión académica de las Universidades Públicas de Bolivia. 2012. Disponível a partir de: . Acesso em: 12 mai. 2015.

GUARAGNA E. Desmistificando o Aprendizado Organizacional: Conhecendo e Aplicando os Conceitos para Alcançar a Excelência e a Competitividade. Rio de Janeiro: Qualitymark; 2007.

HUANG J, WANG S. Knowledge Conversion Abilities and Knowledge Creation and Innovation: A New Perspective on Team Composition. 4º European Conference on Organizational Knowledge; 2003 April 13-14; Barcelona, Spain.

KROGH G, ICHIJO K, NONAKA I. Facilitando a criação do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus; 2001.

LIMA, M. C. Monografia: a engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva; 2004.

NONAKA I, TAKEUCHI H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus; 1997.

OLIVEIRA J, ALBUQUERQUE PP, KRONBAUER E. Gestão do conhecimento em Instituições Federais de Ensino Superior: notas sobre um estudo de caso. Encontro de Administração Pública e Governo; 2012 Novembro 18-20; Salvador; Brasil.

SAMOHYL RW. Controle estatístico de qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier; 2009.

SCHARF ER, FLORIANO-SIERRA EJ, SANTOS L. Gestão do Conhecimento em Universidades: perspectivas e propostas. V Colóquio Internacional sobre Gestión Universitaria em América del Sur; 2005 Diciembre 8-10; Mar del Plata; Argentina.

SCHONS CH, COSTA MD. Portais corporativos no apoio à criação de conhecimento organizacional: uma abordagem teórica. Pesq. Bras. Em C. da Inf. e Bibliotecnomia. 2008;3(2):75-92.

SOUZA I. Gestão das Universidades Federais Brasileiras: uma abordagem fundamentada na gestão do conhecimento [thesis]. Florianópolis: Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC; 2009. 399 p.

SÜFFERT CJ. A Gestão do Conhecimento como Solução. Rio de Janeiro: Qualitymark; 2007.

TERRA JCC. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier; 2005.

Veröffentlicht

2015-07-30

Zitationsvorschlag

Begnini, S. (2015). A conversão do conhecimento em uma universidade federal com base em Nonaka e Takeuchi. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(3), 603–614. https://doi.org/10.5902/2236117018572

Ausgabe

Rubrik

ENVIRONMENTAL EDUCATION