Cartografias digitais da educação ambiental: a perspectiva do vídeo web

Authors

  • Janaína Oppermann e Silva Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611702772

Keywords:

Educação ambiental, Vídeo digital, Percepção socioambiental, Vídeo-relato

Abstract

Discusses the involvement of environmental education from the perspective of imagetechnologies. Proposes to web vídeo as a device in the representations of the environment andcultural artifact. It addresses the broad production of new digital processes (devices and methods)and discusses its potential in promoting awareness of look at daily. The Vídeo Web is place inenvironmental education to enhance the perception and in this vein, the use of digitaltechnologies as a result bring the vídeo experience shared while revealing the socioenvironmentalreality. The vídeo report expands the possibilities of collective perception,therefore, to seek solutions to their peers with common environmental problems, provides asituation of co-authorship. Thus, the relationship with nature and with the surroundingenvironment is recreated through the establishment of new meanings and concepts of the world.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Janaína Oppermann e Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui Especialização em Educação Especial Inclusiva (IERGS) e Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria; graduação em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É professora da rede pública do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências e Sala de Recursos Multifuncional. Tem experiência na área de Biologia e Educação Especial, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, educação socioambiental inclusiva, material didático adaptado, jogos interdisciplinares, vídeo digital e objetos de aprendizagem com uso de tecnologias assistivas.

References

CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. 4 impr. São Paulo: EdUSP, 2008.

CATARINO, M. E. Integração das Folksonomias nos Metadados: identificação de novos elementos como contributo para a descrição de recursos em repositórios. Tese submetida à Universidade do Minho para a obtenção do grau de Doutor em Tecnologias e Sistemas de Informação, área do conhecimento Sociedade da Informação.

COSTA, Cristina. Educação, Imagem e Mídias. São Paulo:Cortez, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed, São Paulo:Atlas, 2006.

GIROUX, H. Praticando Estudos Culturais nas Faculdades de Educação.In: Alienígenas na Sala de Aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 8. ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2009.

GUATTARI, F, ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1986

GUIMARÃES, M. Armadilha Paradigmática na Educação Ambiental. In: Pensamento Complexo, Dialética e Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2006. 213 p.

KELLNER, Douglas. Lendo Imagens Criticamente: em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: Alienígenas na Sala de Aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 8. ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2009.

LAKATOS, E.; MARCONI, M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, analise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2002.

MANOVICH, Lev. The Language of New Media. London: The MIT Press, 2001. tradução: SEMELER. Alberto. A Linguagem dos Novos Meios.

SPAZZIANI, M; GONÇALVES, M. Construção do Conhecimento. In: Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005.

SEEMANN, J. Mapas e percepção ambiental: do mental ao material e vice-versa. In: OLAM - Ciência. & Tecnologia. Rio Claro, v. 3, no 1, p. 200 – 223, setembro, 2003.

SEMELER, A. R. Vídeo Digital: imagem, tecnologia e informação. Dissertação de Mestrado submetida à Universidade do Rio Grande do Sul para a obtenção do grau de Mestre em Comunicação e Informação, 2010.

TUAN, Yi-fu. Topofilia : um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: DIFEL, 1980.

VÍDEO NAS ALDEIAS. KUHI IKUGÜ: os Kuikuro se apresentam. Mato Grosso: Indios Kuikuro, 2007. Disponível em:

http://www.vídeonasaldeias.org.br/2009/vídeo.php?c=37.

VÍDEO NAS ALDEIAS. Kiarãsâ Yõ Sâty: o amendoim da cutia. Mato Grosso: Índios Paraná, 2005. Disponível em:. Acesso 23 de maio 2010.

Published

2011-03-31

How to Cite

Silva, J. O. e. (2011). Cartografias digitais da educação ambiental: a perspectiva do vídeo web. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 2(2), 161–182. https://doi.org/10.5902/223611702772

Issue

Section

ARTICLES