MEANINGS OF SUSTAINABILITY: CATALOGUING SOME DISCOURSES ON “SUSTAINABLE DEVELOPMENT” AND “SUSTAINABILITY” BETWEEN ENVIRONMENTAL EDUCATORS

Authors

  • Carlos Jorge da Silva Correia Universidade Federal de Alagoas
  • Flávia dos Santos de Souza Escola Municipal Imaculada Conceição

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117010752

Keywords:

Discourses. Practices. Sustainable development. Sustainability. Environmental educators.

Abstract

Given that there are many discourses and practices in the environmental field that are considered sustainable nowadays, this paper intends to analyse some of the meanings attributed by Brazil’s environmental educators. For this, we have considered a group of 850 works presented at the Second National Congress of Environmental Education. Standing out within the narratives constructed, based on the analyses made, are those which indicate that sustainability is far from attaining a broad consensus; in fact, despite the significant social impact that discussions on sustainability have recently acquired, we only need to look more closely at this debate to notice the obvious divergences regarding the concept of sustainable development. On the other hand, despite the existing and undeniable divergences, the results of this catalogue also indicate that the notion of sustainable development has acquired, amongst environmental educators, forms that are increasingly settled, or in other words, hegemonic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos Jorge da Silva Correia, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Ciências Biológicas. Especialista em Educação Ambiental e em Educação em Direitos Humanos e Diversidade. Biólogo da UFAL/Penedo.

Flávia dos Santos de Souza, Escola Municipal Imaculada Conceição

Professora de Ciências, é licenciada em Ciências Biológicas. Cursa especialização em Educação em Direitos Humanos e Diversidade pela Universidade Federal de Alagoas.

References

ALMEIDA, R. O.; CRUZ, I. S. A construção da história ambiental como estratégia didática para abordagem das relações sociedade e natureza na ilha de maré – Salvador, BA. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 1, p. 1336-1343.

ARAÚJO, R. C. C.; ALVARENGA, R. C. S. S.; MARQUES, J. A. P. Estudo de adição de raspa de borracha e fibra de bambu como agregado na massa cimentícia. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 4, p. 205-213.

BACELAR, W. K. A. A sustentabilidade microrregional como desafio nas pequenas cidades. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 4, p. 819-825.

BORGES, A. J. S.; PAULA, A. S.; SILVA, A. L. Educação ambiental: a percepção sobre meio ambiente entendido por alunos de ensino fundamental no município de Parauapebas-PA. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 1, p. 788-792.

BRANDÃO, S. V.; NORONHA, E. A. P.; PEDROSA, F. J. A. Educação ambiental comunitária no contexto do município de Vitória de Santo Antão - PE: Estudos, desafios e práticas. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 1, p. 1384-1390.

CÂMARA, H. R. S.; MELO, J. A.; PIMENTA, M. R. C. Manejo e conservação, na reserva de desenvolvimento sustentável estadual da Ponta do Tubarão-RN. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 3, p. 466-471.

CAMELO, G. L. P.; CÂNDIDO, G. A.; SILVEIRA, W. L. A viabilidade da inserção da dimensão político-institucional no marco para a avaliação de Sistemas de Manejo de recursos naturais incorporando indicadores de sustentabilidade MESMIS. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 2, p. 265-272.

CAMPOS, P. T.; DAMASCENO, M. F. B.; GORAYBE, A. Práticas de educação ambiental: um instrumento de conscientização e mobilização social. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 1, p. 1163-1169.

CARVALHO, I. C. M. A invenção ecológica: narrativas e trajetórias da educação ambiental no Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

CAVALCANTI, A. P. B. Ecoturismo, meio ambiente e sustentabilidade: análises e propostas. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 3, p. 70-76.

CAVALCANTI, D. B.; LEMOS, J. L. S.; CHRISPINO, Á. Análise das percepções socioambientais de alunos do ensino médio em um colégio estadual no Rio de Janeiro. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 1, p. 1563-1569.

CORREA, A. S. T. O debate sobre extração madeireira na Amazônia, e sua auto sustentabilidade, um bem ao meio ambiente. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 2, p. 137-140.

DANTAS, M. E. C.; SANTOS, E. G.; MENEZES, S. F. S. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: a sustentabilidade a partir das práticas de educação ambiental. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 1, p. 1126-1131.

FARIAS, J. F.; SILVA, E. V.; RODRIGUEZ, J. M. M. Ecopedagogia e desenvolvimento sustentável no semiárido cearense. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 1, p. 1671-1676.

FIGUEIREDO, A. P. Pegada ecológica e educação ambiental para a sustentabilidade. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 4, p. 1038-1042.

FREY, K. A dimensão político-democrática nas teorias de desenvolvimento sustentável e suas implicações para a gestão local. Ambient. soc., Ano 4, n.9, p. 1-34, 2º sem. 2001.

GARCIA, J. P. M. Geografia: Tomadores de decisão e desenvolvimento sustentável. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 1, p. 1170-1174.

GUIMARÃES, M. C. C.; SILVA, N. G. P.; LEÃO, M. Recife: becos da história de um povo. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 3, p. 171-179.

IMBANA, M. J.; RIBEIRO, J. A. A contribuição da educação e percepção ambiental para o desenvolvimento local sustentável. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 1, p. 1183-1189.

LIMA, J. S. S.; LIMA, A. L.; SOUSA, G. M. R. Práticas agroecológicas e sustentáveis de produção na comunidade sítio carpina no município de Apodi-RN. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 2, p. 291-297.

LIMA, W. V.; MONTEIRO, R. C. Ensino para a sustentabilidade: o tratamento dos resíduos sólidos como ação educativa. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 2, p. 1071-1076.

MADEIROS, H. M.; PAIVA, M. M. M. Formação de professores em educação ambiental para sustentabilidade. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 1, p. 973-977.

MEUNIER, I. M. J.; FERREIRA, R. L. C. Conservação da Mata Atlântica e desenvolvimento socioeconômico em municípios pernambucanos: análise multivariada de indicadores. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 2, p. 42-47.

PEIXOTO, M. F. C. C.; LIMA, J. R.; SANTOS, A. M. S. Diagnóstico do uso e reaproveitamento do papel por atores sociais. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 4, p. 179-185.

PORTUGUEZ, A. P. Paisagem, funcionalidade turística e o dilema da sustentabilidade. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 3, p. 85-91.

SANTOS, B. A. C.; CAMPOS, G. P. A. ANDRADE, L. P. Práticas de reutilização de materiais plásticos em escolas rurais no município de Jupi-PE. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 4, p. 56-60.

SANTOS, S. F.; ALVES, S. R. M.; ALCÂNTARA, R. L. educação ambiental nas escolas de ensino fundamental e médio do município de Juazeiro do Norte/Ceará: Uma contribuição à conscientização ambiental, relato de experiências. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 1, p. 1237-1242.

SATO, M.; SANTOS, J. E.; ZAKRZEVSKI, S. Metamorfoses ambulantes. In: ZAKRZEVSKI, S.; BARCELOS, V. (Org.). Educação Ambiental e Compromisso Social: Pensamentos e Ações. Erechim: EdiFAPES, 2004, p. 337-351.

SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, M.; CARVALHO, I. C. M. (Org.). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 17-44.

SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 1, 2, 3 e 4.

SCOTTO, G.; CARVALHO, I. C. M.; GUIMARÃES, L. B. Desenvolvimento sustentável. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

SILVA, D.; BATISTA, V. L. R. Avaliação econômica, social e ambiental da associação dos agentes recicladores da cidade de Crato – CE. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 2, p. 1050-1057.

SILVA, G. D.; ARAUJO, G. V. R.; PAZ, D. H. F. Estratégias de convivência com o semiárido a partir de uma perspectiva agroecológica. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 2, p. 259-264.

SILVA, H. A.; SANTOS, E. C.; NASCIMENTO, A. C. Gestão ambiental participativa aliada à educação ambiental: Caminhos para a sustentabilidade, uma experiência no Paraná do Aranapú na RDSM/AM. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 1, p. 978-983.

SILVA, M. E.; CORRÊA, A. P. M. Ecopedagogia: um diferente olhar para a abordagem educacional. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 1, p. 1489-1496.

SILVA, S. C.; MARTINS, E. M. N.; SILVA, E. C. Reciclando esperança: economia solidária e sustentabilidade a serviço da geração de renda e preservação do meio ambiente. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 1, p. 1391-1397.

SIQUEIRA, R. R.; VARGAS, M. A. M. Desenvolvimento sustentável: percepções e práticas dos estudantes do curso técnico em edificações Lagarto/SE. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 1, p. 1734-1740.

SOUSA, P. G.; SELVA, V. S. F. O turismo comunitário e a educação ambiental como instrumentos do planejamento turístico sustentável em comunidades costeiras do nordeste brasileiro. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 3, p. 219-226.

TOMAZ, P. A.; PAIVA, C. A. Educação ambiental integrada: meio ambiente, saúde e cidadania na perspectiva sertaneja. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 1, p. 1237-1242.

TEIXEIRA, O. F. Sustentabilidade socioambiental como critério para o desenvolvimento econômico. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 4, p. 596-603.

UN, United Nations. Report of the World Commission on Environment and Development 42/187. 11 dez. 1987. Disponível em: <http://www.un.org/documents/ga/res/42/ares42-187.htm>. Acesso: 7 jul. 2013.

VALDO, B. Por uma educação ambiental nos trópicos: intercultura de antropofagia. In: PREVE, A. M. H. et al. (Org.) Ecologias inventivas: conversas sobre educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2012, p. 98-120.

VIEIRA, A. F.; ASSIS, E. G. Turismo comunitário: uma alternativa para o desenvolvimento sustentável em Canárias-MA. In: SEABRA, G.; MENDONÇA, I. T. L (Org.). Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2011, v. 3, p. 77-84.

Published

2014-02-13

How to Cite

Correia, C. J. da S., & Souza, F. dos S. de. (2014). MEANINGS OF SUSTAINABILITY: CATALOGUING SOME DISCOURSES ON “SUSTAINABLE DEVELOPMENT” AND “SUSTAINABILITY” BETWEEN ENVIRONMENTAL EDUCATORS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 17(17), 3346–3356. https://doi.org/10.5902/2236117010752

Issue

Section

ARTICLES