A implantação do Reuni na UFF: ampliação de direitos ou precarização do ensino superior?

Autores

  • Renata Maldonado da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Micheli Marques Borowsky Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133831483

Resumo

Neste texto discute-se elementos presentes nas transformações do ensino superior no Brasil, no contexto das modificações no modo de produção capitalista, a partir da década de 1970. Nesse novo contexto, o ensino superior foi reestruturado e passou pelos efeitos do ideário neoliberal e, consequentemente, havendo maior aproximação com os princípios do mercado. Dentre as principais mudanças nesse âmbito do ensino, o artigo terá como foco de análise a elaboração do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - Reuni - implantado pelo Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE - em 2007. O Reuni tinha como objetivos principais ampliar o acesso ao ensino superior nas universidades federais, mediante a ampliação dos campi, dos novos cursos presenciais, principalmente noturnos, aumentando a oferta de vagas e a reestruturação curricular dos cursos de graduação e pós-graduação. 

Palavras-chave: educação superior; Reuni; UFF.

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Biografia do Autor

Renata Maldonado da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Políticas Sociais, Educação.

Micheli Marques Borowsky, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Políticas Sociais, Educação

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Publicado

21-08-2018

Como Citar

Silva, R. M. da, & Borowsky, M. M. (2018). A implantação do Reuni na UFF: ampliação de direitos ou precarização do ensino superior?. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 7(16), 91–110. https://doi.org/10.5902/2318133831483

Edição

Seção

Artigos