O processo de reconstrução do projeto político-pedagógico em uma escola pública estadual de Santa Maria - RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133829181Resumo
Com esse artigo intencionamos sistematizar o estudo desenvolvido na pesquisa intitulada "Ensino Médio Público Estadual: a proposta da LDB e a efetivação do Projeto Político-Pedagógico das escolas da região central do município de Santa Maria", que aconteceram no decorrer do ano de 2007. Objetivamos compreender o processo de reconstrução do PPP da escola pesquisada e acompanhar quais segmentos participavam ativamente desse movimento de reconstrução. Buscamos referências em uma abordagem qualitativa de enfoque etnometodológico. Vivenciamos discussões que problematizaram o PPP, intencionando repensar os espaços-tempo da escola, onde o novo Projeto Político-Pedagógico retratasse a realidade da mesma. Acompanhar o cotidiano escolar possibilitou-nos enfatizar que todos os segmentos precisam envolver-se, participando democraticamente do processo de reconstrução do PPP, que nunca cessa, e que mesmo enfrentando dificuldades, está sempre em constante renovação.
Palavras-chave: projeto político-pedagógico, reconstrução, ensino médio.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli Elisa D. Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2000
BRASIL. Lei N. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dá outras providências. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.mec.gov.br/legis/zip/lei9394.zip Acesso em 5 jul. 2009.
DOMINGOS, Ana Maria; et al. A teoria da Bernstein em sociologia da educação. Lisboa, Fundação Calouste Gulbekian, 1985.
RIBEIRO, Marlene. Ensino médio e educação profissional sob relações de hegemonia: terreno perdido ou construção de novas relações? Revista Educação, Santa Maria, v. 27, n. 1, 2002.
VEIGA, lima Passos de Alencastro. As dimensões do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2001.
VEIGA, lima Passos de Alencastro. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.