Avaliação formativa na educação: um passo para o sucesso

Autores

  • Oséias Silva Costa Faculdade Pitágoras de Linhares - ES

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133823138

Resumo

O ato de avaliar pode determinar o estado atual de conhecimento do educando, que poderá ser útil na organização pedagógica. Para isso esta pesquisa objetivou compreender sobre a avaliação em seu aspecto formativo, realizando uma pesquisa bibliográfica, na qual foram coletadas referências sobre os aspectos legais e a avaliação formativa, em destaque sua função, frequência, aplicação, critérios de avaliação e atribuição das notas. A avaliação formativa se apresenta como um instrumento para que os educandos se apropriem dos conhecimentos que os permitam os objetivos fundamentais da educação, que é a formação de um cidadão competente.

Palavras-chave: qualidade, educação, avaliação, avaliação formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oséias Silva Costa, Faculdade Pitágoras de Linhares - ES

Sou MESTRADO EM EDUCAÇÃO - pela Universidad del Norte (2012), revalidado pela Universidade Federal de Uberlândia (2014); GRADUADO EM PEDAGOGIA (2014); GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (Licenciatura pela Faculdade Pitágoras, 2009), (Bacharelado pela Faculdade de Ciências Aplicadas ´Sagrado Coração´ - Unilinhares, 2007); PÓS GRADUADO (Gestão Escolar; Inclução; Ciências do Esporte);

Referências

ESTEBAN, Maria Teresa et al. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2010.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. São Paulo: Cortez, 2013.

MORALES, Pedro. Avaliação escolar. São Paulo: Loyola, 2003.

PAULO, Freire. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

Downloads

Publicado

26-09-2017

Como Citar

Costa, O. S. (2017). Avaliação formativa na educação: um passo para o sucesso. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 6(13), 137–141. https://doi.org/10.5902/2318133823138

Edição

Seção

Artigos