Avaliação formativa na educação: um passo para o sucesso
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133823138Resumo
O ato de avaliar pode determinar o estado atual de conhecimento do educando, que poderá ser útil na organização pedagógica. Para isso esta pesquisa objetivou compreender sobre a avaliação em seu aspecto formativo, realizando uma pesquisa bibliográfica, na qual foram coletadas referências sobre os aspectos legais e a avaliação formativa, em destaque sua função, frequência, aplicação, critérios de avaliação e atribuição das notas. A avaliação formativa se apresenta como um instrumento para que os educandos se apropriem dos conhecimentos que os permitam os objetivos fundamentais da educação, que é a formação de um cidadão competente.
Palavras-chave: qualidade, educação, avaliação, avaliação formativa.
Downloads
Referências
ESTEBAN, Maria Teresa et al. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2010.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. São Paulo: Cortez, 2013.
MORALES, Pedro. Avaliação escolar. São Paulo: Loyola, 2003.
PAULO, Freire. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.