Capacitação profissional dos docentes em relação aos alunos com necessidades especiais

Autores

  • Aline Augusti Boligon Universidade Federal de Santa Maria
  • Leticia Pinton Universidade Federal de Santa Maria
  • Francieli Sanches Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabiane Bridi Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217110906

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar quais são as principais necessidades dos docentes do ensino técnico profissionalizante e superior em relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. Foi realizado um questionário misto com vinte professores do ensino técnico profissionalizante e superior da cidade de Santa Maria, RS. Após a transcrição dos relatos, fez-se uma leitura ampla do material obtido. Em seguida, os dados referentes às questões abertas e fechadas, foram codificados, tabulados e analisados em porcentagem. Os resultados demonstraram que todos os professores defendem a necessidade de formação continuada para a educação inclusiva. Os docentes citaram a falta de apoio estrutural, especializado e formativo nas instituições, além disso, faz-se necessário a implantação de políticas públicas e planejamento educativo inclusivo.

Palavras-chave: educação inclusiva, formação continuada, políticas públicas.

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Publicado

20-11-2013

Como Citar

Boligon, A. A., Pinton, L., Sanches, F., & Bridi, F. (2013). Capacitação profissional dos docentes em relação aos alunos com necessidades especiais. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 2(4), 33–42. https://doi.org/10.5902/2176217110906

Edição

Seção

Artigos