O efeito escola sobre o desempenho dos alunos gaúchos: uma análise a partir da auto-avaliação institucional

Autores

  • Marília Patta Ramos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lauren Xerxenevsky Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mateus Saraiva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133874095

Palavras-chave:

auto avaliação participativa; aprendizagem escolar; avaliação institucional; análise de variância; Rio Grande do Sul

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar a correlação do desempenho em testes de proficiência no Brasil - Prova Brasil - e quatro dimensões das escolas: gestão institucional, espaço físico, organização e ambiente de trabalho e práticas pedagógicas e de avaliação. Correlacionou-se os resultados da política auto avaliativa feita no Rio Grade do Sul e a nota média das escolas da Prova Brasil, ambos de 2013, para os testes de proficiência em língua portuguesa e matemática para o 5º ano e o 9º ano nas escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Para as dimensões analisadas, construiu-se uma escala agregando as respostas de indicadores correspondentes a cada dimensão, que variam de situação crítica a situação ideal, em uma escala de 1 a 5. Utilizando a técnica de análise de variância, constatou-se que há uma tendência estatisticamente significativa de que os melhores desempenhos coincidam com as melhores autoavaliações institucionais, porém, a única dimensão em que esta tendência ocorreu nas duas séries e nos dois componentes curriculares das disciplinas pesquisadas foi na dimensão sobre as práticas pedagógicas e de avaliação.

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Publicado

26-03-2023

Como Citar

Ramos, M. P., Xerxenevsky, L., & Saraiva, M. (2023). O efeito escola sobre o desempenho dos alunos gaúchos: uma análise a partir da auto-avaliação institucional. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e74095, p. 1–16. https://doi.org/10.5902/2318133874095