Memoriais: “cantos de experiência” vivida e em devir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133868281

Resumo

Apresentação do número especial de 2021, intitulado Memoriais de carreira docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Passeggi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Cidade de São Paulo

Maria da Conceição Passeggi é professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Cidade de São Paulo.

Referências

BADARÓ, Ana Fátima Viero. Memorial de títulos apresentado para promoção docente à Classe E da Universidade Federal de Santa Maria. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 10, n. especial, 2021, p. 1-42.

BARCELOS, Valdo. Memorial acadêmico e científico: formação, aperfeiçoamento e pós-graduação. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 10, n. especial, 2021, p. 1-24.

BOLZAN, Dóris Pires Vargas. Memorial 2007-2017: professor titular. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 10, n. especial, 2021, p. 1-39.

BRUNER. Jerome. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

DILTHEY, Wilhelm. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. São Paulo: Unesp, 2010.

DOMINICÉ, Pierre. L´histoire de vie comme processus de formation. Paris: L´Harmattan, 2000.

FERNANDES, Rafaela; LEITE, Fernanda. Antropofagia marginal periférica ecoando das favelas. Letras, Santa Maria, v. 29, n. 59, 2019, p. 473-489.

FERRAROTTI, Franco, História e histórias de vida: o método biográfico nas ciências sociais. Natal: UFRN, 2014.

GADAMER, Hans-Georg. Le problème de la conscience historique. Paris: Seuil, 1996.

GIORDANI, Estela Maris. Aprendizagens e exercício profissional na ufsm: um instrumento na sinfonia da vida. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 10, n. especial, 2021, p. 1-60.

GOMES, Luanna; COSTA, Patrícia; NAZÁRIO, Cláudia. Memorial escolar: uma produção significativa. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 5, n. 15, 2020, p. 1170-1190.

JAY, Martin. Cantos de experiência: variaciones modernas sobre un tema universal. Buenos Aires: Paidós, 2009.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

PASSEGGI, Maria Conceição. Injunção institucional e sedução autobiográfica: as faces autopoiética e avaliativa dos memoriais. In: BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; PASSEGGI, Maria (org.). Memorial acadêmico: gênero, injunção institucional, sedução autobiográfica. Natal: UFRN, 2011, p. 19-39.

PASSEGGI, Maria Conceição. Narrar é humano: autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGGI, Maria Conceição; SILVA, Vivian Batista da. Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, p. 103-130.

PASSEGGI, Maria Conceição. Pierre Bourdieu, da ilusão à conversão autobiográfica. Revista da Faaeba: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 41, 2014, p. 223-235.

PASSEGGI, Maria Conceição. Reflexividad narrativa: vida, experiencia vivida y ciencia. Márgenes Revista de Educación de la Universidad de Málaga, Málaga, v. 1, n. 3, 2020, p. 91-109.

RICŒUR, Paul. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaina (org.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 1998, p. 183-191.

RICŒUR, Paul. Escritos e conferência I: em torno da psicanálise. São Paulo: Loyola, 2010.

RICŒUR, Paul. Tempo e narrativa, tomos 1, 2, 3. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

RICŒUR, Paul. Temps et récit: l´intrigue et le récit historique. Paris: Seuil, 1983.

SOUZA, Edilson Fernandes de. À luz do candeeiro e o constructo do ‘eu’ fonte: educação pela arte, ciência e política. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 10, n. especial, 2021, p. 1-325.

TREVISAN, Amarildo Luiz. Memorial de formação, aperfeiçoamento e pós-graduação. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 10, n. especial, 2021, p. 1-21

UNFER, Beatriz. Sentidos da docência em odontologia: memorial. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 10, n. especial, 2021, p. 1-18.

Downloads

Publicado

29-10-2021

Como Citar

Passeggi, M. da C. (2021). Memoriais: “cantos de experiência” vivida e em devir. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e68281, p. 1–10. https://doi.org/10.5902/2318133868281