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Decennial education plans in são paulo countryside municipalities: an analysis of the follow-up and materialization of the structuring goals

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133867791

Keywords:

Planos Municipais de Educação, Monitoramento, Avaliação, Materialização.

Abstract

This text reports findings from a research whose aimed at analyzing the process of monitoring and assessment regarding the municipal education plans implantation in 16 municipalities within a countryside pole of the União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Methodologically, the research is a documental, bibliographic and exploratory study based on data from the PNE em movimento platform, with indicators of the National Education Plan structuring goals to ensure Basic Education with quality. Findings made evident t5hat in examined municipalities there is a movement posterior to the subplans elaboration for their effective materialization.

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Author Biographies

Tatiane Oliveira Santos Nascimento, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Doutoranda em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP campus Presidente Prudente SP, atuando na Linha de pesquisa Formação dos profissionais da educação, políticas educacionais e escola pública. Possui mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), sendo neste período bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES). Teve reconhecimento ao mérito, na categoria de Pós- Graduação, ao trabalho científico (ENEPE) "A gestão democrática e os Planos Municipais de Educação: analise preliminar". Possuí especialização Lato-Senso em Gestão Educacional (UNESP). Graduou-se em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), sendo, neste período, bolsista no projeto de Extensão Universidade Sem Fronteira operando em oficina Laboratório de Ensino da Matemática, e também como bolsista da CAPES onde participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID). Graduada em pedagogia (UNINTER).

Silvio Cesar Nunes Militão, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2008), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Didática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FFC/Campus de Marília) e docente vinculado, desde 2016, ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/Campus de Presidente Prudente) . É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Práticas Educativas (GEPPOPE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: neoliberalismo, organismos internacionais, descentralização, municipalização do ensino, financiamento da educação (fundef/fundeb), educação municipal, adoção de sistemas apostilados de ensino, e educação de tempo integral.

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Published

2022-01-20

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How to Cite

Nascimento, T. O. S., & Militão, S. C. N. (2022). Decennial education plans in são paulo countryside municipalities: an analysis of the follow-up and materialization of the structuring goals . Regae: Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e67791, p. 1–15. https://doi.org/10.5902/2318133867791