O papel da superintendência escolar na gestão educacional de Fortaleza/CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133861908

Resumo

Por meio deste texto apresenta-se resultados de pesquisa que tratou da atuação da Superintendência Escolar na rede municipal de Fortaleza/CE. A pesquisa foi de natureza qualitativa, com análise documental, entrevistas e questionários aplicados à oito sujeitos. Constatou-se que o superintendente escolar atua monitorando indicadores, processos e instrumentos de gestão, é um cargo que tem um padrão de exigência e de atribuições complexo, uma vez que funciona como uma interface entre a gestão superior e as escolas, exigindo competências técnicas e habilidades profissionais de ordem superior e que os gestores escolares consideram o superintendente um parceiro na busca pelos resultados embora sintam-se responsabilizados pelos resultados de suas escolas.

Palavras-chave: gestão educacional, gestão escolar, superintendência escolar.

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Biografia do Autor

Esmeraldina Sousa de Sousa, Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza/CE

Professora e Supervisora Escolar da Rede Pública Municipal de Fortaleza/CE

Mestra em Educação pelo PPGE/UECE

Pedagoga pela UECE

Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela UVA

Especialista em Informatica Educativa - UFC

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1980), graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, educação a distância, politica educacional, ensino médio e indicadores educacionais.

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Sousa, E. S. de, & Vidal, E. M. (2021). O papel da superintendência escolar na gestão educacional de Fortaleza/CE. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e61908, p. 1–20. https://doi.org/10.5902/2318133861908