Conotações tensivas do Ideb: análise polifônica de um indicador controverso
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133893356Palavras-chave:
Educação básica, Ideb, Polifonia, Controvérsia educacionalResumo
Nesse artigo é proposta uma síntese do debate sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb –, dando relevo às conotações produzidas por enunciados que apoiaram, recusaram ou apoiaram criticamente esse indicador. Metodologicamente, a apreciação de enunciados orientou-se pela noção-chave de polifonia (Bakhtin, 2005), ou seja, pelo esforço em abordar diferentes vozes que se pronunciaram sobre o tema. A análise sustenta que a depender da agregação de conotações positivas, negativas ou híbridas, o Ideb vincula-se a diferentes agendas: de regulação vertical da escola pelo Estado; de autorregulação das escolas e atuação provedora do Estado; de corresponsabilidade Estado-escola na produção da qualidade educacional. Por fim, sublinha-se a relevância de uma abordagem polifônica sobre esse indicador.
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