Conotações tensivas do Ideb: análise polifônica de um indicador controverso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133893356

Palavras-chave:

Educação básica, Ideb, Polifonia, Controvérsia educacional

Resumo

Nesse artigo é proposta uma síntese do debate sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb –, dando relevo às conotações produzidas por enunciados que apoiaram, recusaram ou apoiaram criticamente esse indicador. Metodologicamente, a apreciação de enunciados orientou-se pela noção-chave de polifonia (Bakhtin, 2005), ou seja, pelo esforço em abordar diferentes vozes que se pronunciaram sobre o tema. A análise sustenta que a depender da agregação de conotações positivas, negativas ou híbridas, o Ideb vincula-se a diferentes agendas: de regulação vertical da escola pelo Estado; de autorregulação das escolas e atuação provedora do Estado; de corresponsabilidade Estado-escola na produção da qualidade educacional. Por fim, sublinha-se a relevância de uma abordagem polifônica sobre esse indicador.

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Biografia do Autor

Renato Melo Ribeiro, Universidade de São Paulo

Renato Melo Ribeiro é Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). Atuou como professor contratado do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação – EDA da Feusp. É educador (servidor não docente) da Feusp e membro da Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC da Unidade. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-6532-3607. Contato: renatoribeiro@usp.br

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Publicado

10-10-2025

Como Citar

Ribeiro, R. M. (2025). Conotações tensivas do Ideb: análise polifônica de um indicador controverso. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e93356. https://doi.org/10.5902/2318133893356