Eficiência da assistência estudantil e os cancelamentos de RPNP: uma análise envoltória de dados nas universidades federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133893098

Palavras-chave:

Restos a pagar, eficiência, assistência estudantil, análise envoltória de dados

Resumo

Este estudo analisou a eficiência da gestão dos Restos a pagar não processados vinculados à assistência estudantil nas universidades federais brasileiras. Foram examinados dados de 2014 a 2022 de 59 Ifes, considerando valores empenhados, inscritos, cancelados e número de alunos. Utilizou-se a Análise Envoltória de Dados, com modelos CRS e VRS. UFMG e UFRJ foram eficientes nos dois modelos. UFC, UFS e UFSC mostraram eficiência técnica; UFPE, UFPA e UFRN, eficiência técnica com necessidade de ajustes de escala. UFF, UNB, UFBA e UFPB apresentaram os piores desempenhos. Conclui-se que a eficiência na gestão da assistência estudantil depende do planejamento orçamentário e da adequação entre porte institucional e demanda.

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Biografia do Autor

Wellington Luceilton Amorim Teixeira, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba (2010), especialização em MBA em Controladoria pela FAM CENTRO UNIVERSITARIO (2020) e está cursando o Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior do Centro de Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Contador da Universidade Federal da Paraíba.

Alexandre Macedo Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/campus I/Departamento de Habilitações Pedagógicas/Centro de Educação. Pós-doutor em Linguística (PROLING/UFPB), Doutor na área de Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG), Mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDA/UFPA), Psicopedagogo, Pedagogo (UNEB) e Bacharel em Direito. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Ambiental e Formação de Professores EAFP e do Grupo de Pesquisa Políticas de Gestão, Educação Ambiental e Meio Ambiente no Ensino Superior. Membro do Grupo de Pesquisa Historiografia da Língua portuguesa no Brasil.

Márcia Batista da Fonseca, Universidade Federal da Paraíba

Pós Doutorado em Economia Internacional, Universidade de Ghent, Bélgica (2011). Doutora em Economia pela UFPE (2004). Mestre e graduada em Economia pela UFPB (1999). Atualmente é avaliadora ad hoc do INEP/MEC e Professora titular do Departamento de Economia (DE/UFPB), leciona Economia Brasileira, Economia Internacional e Economia do Meio Ambiente na graduação e na pós-graduação, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA/UFPB). Tem experiência na área de Finanças, Economia do Setor Público; Avaliação de Políticas Públicas de Programas Socioambientais, Inovação Social e Governança Democrática na construção de Bioeconomias Sustentáveis e Valoração Ambiental. Foi Coordenadora Geral de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos de Pós-Graduação da UFPB (2017-2021). Tem experiência com Educação a Distancia (EaD), membra do Banco de Consultores para Acompanhamento e Avaliação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) desde 2010, coordenou três ofertas em EaD do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal noDE/UFPB (2010- 2019) e atua como coordenadora de tutoria da UAB, desde 2023. 

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Publicado

02-09-2025

Como Citar

Teixeira, W. L. A., Pereira, A. M., & Fonseca, M. B. da. (2025). Eficiência da assistência estudantil e os cancelamentos de RPNP: uma análise envoltória de dados nas universidades federais. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e93098. https://doi.org/10.5902/2318133893098