Trabalho docente articulado na educação infantil: uma análise das práticas colaborativas e do apoio da gestão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133891777

Palavras-chave:

Palavras-chave: educação infantil; inclusão educacional; trabalho docente articulado; gestão escolar.

Resumo

Este estudo foi realizado numa Unidade de Educação Infantil da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como objetivo identificar as práticas colaborativas entre os professores da educação infantil e da educação especial e analisar o papel da gestão escolar no apoio à implantação do trabalho docente articulado que é fundamentado na abordagem de Loris Malaguzzi. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso, sendo a coleta de dados por questionário aberto com a participação de uma professora de educação infantil, de educação especial e a diretora. Os resultados evidenciaram a importância de um ambiente que valoriza a escuta, a observação e o registro como ferramentas essenciais para a construção de processos inclusivos colaborativos.

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Biografia do Autor

Gabrielle de Quadros Mainardi, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria(2022). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação. 

Andrea Tonini, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Licenciatura em Educação Especial com ênfase na Deficiência Intelectual, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1994); Especialização em Psicopedagogia Institucional pela UNIFRA (atual UFN, 1996); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2001); Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Educação Especial, pela Universidade do Minho (UMinho/Portugal, 2020). É Professora Associada do Departamento de Educação Especial, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria; Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional Especialização (CEGE). Tem experiência na área de Educação, designadamente na área da Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos específicos da aprendizagem com ênfase na dislexia, deficiência intelectual e educação inclusiva. Participante de grupos de pesquisa cadastrados no CNPQ: Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva (GEPEIN) e Grupo Interinstitucional Minuano de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade (GIMEPID).

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Publicado

08-06-2025

Como Citar

Mainardi, G. de Q., & Tonini, A. (2025). Trabalho docente articulado na educação infantil: uma análise das práticas colaborativas e do apoio da gestão escolar. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e91777. https://doi.org/10.5902/2318133891777