A interiorização do ensino superior: expectativas e realidades dos egressos do curso de economia da UFRPE-Uast no mercado de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133890773

Palavras-chave:

interiorização, mercado de trabalho, Egressos, economia, UAST

Resumo

A interiorização do ensino superior no Brasil vem se tornado uma realidade nos últimos anos e o curso de Ciências Econômicas da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco é um dos cursos provenientes dessa interiorização. Esse artigo tem como objetivo avaliar as expectativas dos egressos em relação à formação acadêmica e sua inserção no mercado de trabalho. A metodologia baseou-se em uma pesquisa descritiva e quantitativa, com questionários aplicados a egressos do curso. Os resultados indicam que a maioria dos egressos escolheu o curso por afinidade com a área e expectativa de boa remuneração, contudo, poucos atuam diretamente na profissão de economista. O estudo também revelou que a assistência estudantil foi essencial para a permanência dos alunos, enquanto a falta de incentivo dos professores e a necessidade de conciliar trabalho e estudo foram apontadas como os maiores desafios para a conclusão do curso. Apesar da contribuição da interiorização para a democratização do ensino, o conteúdo programático do curso foi avaliado como insuficiente para atender às demandas do mercado de trabalho local. O estudo concluiu pela necessidade de ajustes curriculares e de um acompanhamento mais eficaz dos egressos para melhorar a adequação entre a formação acadêmica e as realidades profissionais.

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Biografia do Autor

Felipe Alves Reis, UFRPE, Unidade Acadêmica de Serra Talhada

UFRPE, Unidade Acadêmica de Serra Talhada

Tainara Bezerra Vieira, UFRPE, Unidade Acadêmica de Serra Talhada

UFRPE, Unidade Acadêmica de Serra Talhada.

Gerliane Kellvia Amâncio Barbosa, UFRPE, Unidade Acadêmica de Serra Talhada

Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia(2016).Especialista em Psicopedagogia Clínico e Institucional pela Universidade Estadual Do Ceará(2004). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001). Atualmente é pedagogo- técnico administrativo na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, atuação em Projetos Sociais, Educação Profissional e vivência escolar na educação básica.

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Publicado

26-03-2025

Como Citar

Reis, F. A., Vieira, T. B., & Barbosa, G. K. A. (2025). A interiorização do ensino superior: expectativas e realidades dos egressos do curso de economia da UFRPE-Uast no mercado de trabalho. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e90773. https://doi.org/10.5902/2318133890773