A interiorização do ensino superior: expectativas e realidades dos egressos do curso de economia da UFRPE-Uast no mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133890773Palavras-chave:
interiorização, mercado de trabalho, Egressos, economia, UASTResumo
A interiorização do ensino superior no Brasil vem se tornado uma realidade nos últimos anos e o curso de Ciências Econômicas da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco é um dos cursos provenientes dessa interiorização. Esse artigo tem como objetivo avaliar as expectativas dos egressos em relação à formação acadêmica e sua inserção no mercado de trabalho. A metodologia baseou-se em uma pesquisa descritiva e quantitativa, com questionários aplicados a egressos do curso. Os resultados indicam que a maioria dos egressos escolheu o curso por afinidade com a área e expectativa de boa remuneração, contudo, poucos atuam diretamente na profissão de economista. O estudo também revelou que a assistência estudantil foi essencial para a permanência dos alunos, enquanto a falta de incentivo dos professores e a necessidade de conciliar trabalho e estudo foram apontadas como os maiores desafios para a conclusão do curso. Apesar da contribuição da interiorização para a democratização do ensino, o conteúdo programático do curso foi avaliado como insuficiente para atender às demandas do mercado de trabalho local. O estudo concluiu pela necessidade de ajustes curriculares e de um acompanhamento mais eficaz dos egressos para melhorar a adequação entre a formação acadêmica e as realidades profissionais.
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