Gestão democrática e colegiados: análise da produção acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133889561

Palavras-chave:

análise bibliométrica, Colegiados, Instituições de Ensino, Gestão democrática, participação

Resumo

Essa análise bibliométrica teve como objetivo identificar o panorama da produção bibliográfica acerca do tema colegiados em instituições de ensino, por meio da busca de estudos desenvolvidos que explorassem a participação em colegiados e a gestão democrática. Por meio de estratégias de buscas utilizando os descritores instituições de ensino, gestão democrática e colegiados, com algumas variações em inglês e português, foi possível levantar um portfólio bibliográfico com doze artigos e cinco teses/dissertações em bases de dados acadêmicas. Ressalta-se que são muitos os estudos que refletem sobre o desenvolvimento da gestão democrática, o que possibilitou importantes contribuições para o entendimento da temática. Entretanto, poucas pesquisas investigam a participação da comunidade acadêmica em colegiados de instituições federais de ensino.

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Biografia do Autor

Flavia Candido Nogueira Merini, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Administração Universitária/UFSC (início 03/2023 - em andamento), possui MBA Executivo Internacional em Gestão de Negócios pelo Cesusc (2011), graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2009) e graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014). Atualmente é Assistente em Administração do Instituto Federal de Santa Catarina, com lotação na Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), sendo servidora desde 02/2016. Possui experiência na área financeira, no turismo, e atividades administrativas. 

Júlio Eduardo Ornelas Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor (2017), Mestre (2013) e Graduado (2011) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiências na área de Administração, com ênfase Gestão Universitária, Pensamento Estratégico, Educação Superior, Empreendedorismo, Planejamento Estratégico e Administração Pública. Editor Executivo do periódico Revista Gestão Universitária na América Latina (Revista GUAL). Membro do Conselho Universitário da UFSC anos 2010, 2011 e 2012. Vice-Presidente e Pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU/UFSC).

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Publicado

26-03-2025

Como Citar

Merini, F. C. N., & Silva, J. E. O. (2025). Gestão democrática e colegiados: análise da produção acadêmica. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e89561. https://doi.org/10.5902/2318133889561