Desafios contemporâneos da gestão universitária no contexto da Universidade Estadual de Feira de Santana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133870804

Palavras-chave:

Gestão Universitária, Universidades, Universidade Estadual de Feira de Santana, Desafios da Contemporaneidade

Resumo

Neste texto, apresenta-se resultados de estudo por meio do qual se abordou os desafios da contemporaneidade na gestão da Universidade Estadual de Feira de Santana - Uefs -, considerando sua relevância para a interiorização da educação superior no Estado da Bahia. Os resultados indicaram que os desafios, numa dimensão política, estão relacionados à implantação de ações de democratização do acesso e permanência estudantil; no âmbito organizacional, nas dificuldades em efetivar a equidade nas representações acadêmicas e garantir a participação da sociedade no processo decisório colegiado; na perspectiva cultural, na relevância social dessa instituição, diante de suposta perda de exclusividade na produção do conhecimento e no contexto econômico, na sustentabilidade financeira em cenário de desinvestimento.

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Biografia do Autor

Antônio Mota Júnior, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação e Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Contabilidade Gerencial, Especialista em Economia Financeira e Análise de Investimento e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atua profissionalmente como Analista Universitário da Área de Ciências Contábeis na UEFS.

Sergio Henrique da Conceição, Universidade do Estado da Bahia

Sergio Henrique da Conceição é Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – Campus XIX – na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e tem doutorado em Educação e Contemporaneidade pela UNEB.

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Publicado

11-08-2022

Como Citar

Mota Júnior, A., & Conceição, S. (2022). Desafios contemporâneos da gestão universitária no contexto da Universidade Estadual de Feira de Santana. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e70804, p. 1–24. https://doi.org/10.5902/2318133870804