Influência da cultura organizacional na motivação acadêmica numa instituição de ensino superior empresarial no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133868943

Resumo

o objetivo deste estudo é analisar a influência da cultura organizacional de uma instituição de ensino superior empresarial na motivação dos alunos. Do ponto de vista teórico, a motivação resulta da relação entre fatores subjetivos e condicionantes externos, como a organização a qual o aluno está associado. Para tanto, foi realizado um estudo quantitativo, descritivo e transversal com 263 alunos de uma Iese localizada no Sul do Brasil. Os resultados mostram que os fatores da cultura organizacional mais valorizados são o profissionalismo cooperativo e a integração externa. Também, a cultura organizacional influencia diretamente a motivação autônoma dos alunos e atua como um regulador externo, sugerindo importantes implicações pedagógicas e gerenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Cerutti, Faculdade Meridional - IMED

Professora na Faculdade Anhanguera.

Jandir Pauli, Faculdade Meridional - IMED

Professor na Faculdade Meridional.

Luciana Cristina Laval, Faculdade Meridional - IMED

Estudante na Faculdade Meridional.

Referências

ANDERSEN, Susan; CHEN, Serena; CARTER, Christina. Fundamental human needs: Making social cognition relevant. Psychological Inquiry, Filadélfia, v. 11, n. 4, 2000, p. 269-318.

ANDERSON, Kristian; KERR, Carol. Customer relationship management. London: McGraw-Hill Educatin, 2001.

ANDRADE, Tais; LIMA, Sabrina; ESTIVALETE, Vania; TANSCHEIT, Fabrício. Cultura organizacional e satisfação no trabalho sob a percepção dos colaboradores de uma instituição bancária após o processo de fusão. Revista Administração em Diálogo, São Paulo, v. 15, n. 3, 2013, p. 52-78.

ANTOPOLSKAYA, Tatyana. Organizational culture of the university in the theory of social representations of students and learning technologies. Alma Mater: Bulletin of Higher Education, Harvard, v. 7, 2005, p. 3-9.

AVILOVA, Zhanna; GULEI, Inna; SHAVYRINA, Irina. Formation of the Customer-Centric Organizational Culture of the University as a Factor of Effective Social and Economic Development of the Region. Mediterranean Journal of Social Sciences, Roma, v. 6, n. 3, 2015, p. 20-34.

BANDURA, Albert. Human agency in school cognitive theory. American Psychologist, Califórnia, v. 77, n. 4, 1989, p. 122-147.

BORGES, Marina; MIRANDA, Gilberto; FREITAS, Sheizi. A teoria da autodeterminação aplicada na análise da motivação e do desempenho acadêmico discente do curso de ciências contábeis de uma instituição pública brasileira. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 14, n. 2, 2017, p. 89-107.

BORUCHOVITCH, Evely. Motivação para aprender de estudantes em curso de formação de professores. Revista Educação, Campinas, v. 31, n. 2, 2008, p. 30-38.

BRITTO, Luiz; SILVA, Edineuza; CASTILHO, Katlin; ABREU, Tatiane. Conhecimento e formação nas IES periféricas: perfil do aluno novo da educação superior. Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 13, n. 2, 2008, p. 10-23.

CARBONNEAU, Noémie; VALLERNAD, Robert; LAFRENIÉRE, Marc-André. Toward a tripartite model of intrinsic motivation. Journal of Personality, Montréal, v. 80, n. 1, 2012, p. 1147-1178.

CARVALHO, Cristina. A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 18, n. 1, 2013, p. 1-21.

COLETA, José; COLETA, Marília. Cultura organizacional e avaliação de instituições de educação superior: semelhanças e diferenças. Psico-USF, São Francisco, v. 12, 2007, p. 227-237.

CONDON, John; LEBRACK, Kelly. Culture, definition of. In: BENNETT, Janet. The Sage encyclopedia of intercultural competence. Thousand Oaks, CA: Sage, 2015.

CRESWELL, John; PLAN, Vicki. Pesquisa de métodos mistos. Porto Alegre: Penso, 2013.

DANCEY, Christine; REIDY, John. Estatística sem matemática para psicologia: usando SPSS para Windows. Porto Alegre, Artmed, 2006.

DAVOGLIO, Tárcia; SANTOS, Bettina; LETTNIN, Carla. Validação da escala de motivação acadêmica em universitários brasileiros. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 24, n. 92, 2016, p. 522-545.

DECI, Edward; OLAFSEN, Anja; RYAN, Richard. Self-determination theory in work organizations: the state of a science. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, São Francisco, v. 4, n. 1, 2017, p. 19-43.

DECI, Edward; SCHWARTZ, Allan; SHEINMAN, Louise; RYAN, Richard. An instrument assess adults’ orientations to ward control versus autonomy with children: reflections on intrinsic motivation and perceived competence. Journal of Educational Psychology, Washington, v. 73, 1981, p. 642- 650.

DZIUBAN, Charles; SHIRKEY, Edwin. When is a correlation matrix appropriate for factor analysis? Some decision rules. Psychological Bulletin, Washington, v. 81, n. 6, 1974, p. 358-361.

FALCÃO, Daniel; ROSA, Vilmar. Um estudo sobre a motivação dos universitários do curso de administração: uma contribuição para gestão acadêmica no âmbito público e privado. ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32, 2008. Anais ... Rio de Janeiro: Anpad, 2008.

FERREIRA, Maria Cristina; ASSMAR, Eveline; ESTOL, Kátia; HELENA, Maria Cristine; CISNE, Maria do Carmo. Desenvolvimento de um instrumento brasileiro para avaliação da cultura organizacional. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 7, 2002, p. 1-23.

FIGUEIREDO FILHO, Dalson; SILVA JÚNIOR, José. Visão além do alcance: uma introdução à análise fatorial. Opinião Pública, Campinas, v. 16, n. 1, 2010, p. 160-185.

FONTAINE, Anne Marie. Motivação em contexto escolar. Lisboa: Universidade Aberta, 2005.

GAGNÉ, Marylene; DECI, Edward. Self-determination the or y and work motivation. Journal of Organizational Behavior, Rochester, v. 26, 2005, p. 331-362.

GUAY, Frederic; MORIN, Alexandre; LITALIEN, David; VALOIS, Pierre; VALLERAND, Robert. Application of exploratory structural equation modeling to evaluate the academic motivation scale. The Journal of Experimental Education, London, v. 83, 2015, p. 51-82.

GUIMARÃES, Sueli; BORUCHOVITCH, Evely. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da teoria da autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2004, p. 143-150.

GUIMARÃES, Sueli; BZUNECK, José. Propriedades psicométricas de um instrumento para a avaliação da motivação de universitários. Revista Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 13, 2010, p. 101-113.

HAIR, Joseph; ANDERSON, Rolph; TATHAM, Ronald; BLACK, William. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HENRY, Meagan. Hagwons, Future Careers in Tesl? A qualitative study about the career choices of the multiple year private school english teachers in South Korea. Washington, Culminating Projects in English. Paper 52, 2016.

HOFSTEDE, Geert. Dimensions do not exist: a reply to Brendan McSweeney. Human Relations, London, v. 55, n. 11, 2002, p. 1355-1361.

HOFSTEDE, Geert; NEUIJEN, Bram; OHAYV, Denise; SANDERS, Geert. Measuring organizational cultures: A qualitative and quantitative study across twenty cases. Administrative Science Quarterly, Ithaca, n. 35, 1990, p. 286-316.

HONG, Ji; DAY, Christopher; GREENE, Barbara. The construction of early career teachers’ identities: coping or managing? Teacher Development, London, v. 22, 2018, p. 249-266.

INEP. Censo da educação superior. Brasília: Inep, 2011.

INEP. Censo da educação superior. Brasília: Inep, 2015.

JUST, Magela; BATISTELLA, Claudete; TAUFER, Eliane; MACKE, Janaína. A cultura organizacional em uma instituição de ensino superior privado na perspectiva de diferentes públicos. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Ceará, v. 16, n. 1, 2018, p. 1-24.

KUMAR, Revathy; ZISHO, Akane; BONDIE, Rhonda. Weaving cultural relevance and achievement motivation into inclusive classroom cultures. Educational Psychologist, London, v. 53, n. 2, 2018, p. 1-19.

LAGIOIA, Umbelina; SANTIAGO, Hugo; GOMES, Rafael; RIBEIRO, José. Uma investigação sobre as expectativas dos estudantes e o seu grau de satisfação em relação ao curso de Ciências Contábeis. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 1, n. 8, 2007, p. 121-138.

LEAL, Edvalda; MIRANDA, Gilberto; CARMO, Carlos. Teoria da autodeterminação: uma análise da motivação dos estudantes do curso de ciências contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 24, 2013, p. 162-173.

LEVINE, David; STEPHAN, David; SZABAT, Kathrin. Estatística: teoria e aplicações. Rio de Janeiro: TLC, 2008.

LITALIEN, David; MORIN, Alexandre; GAGNÉ, Marylene; VALLERAND, Robert; LOSIER, Gaetan; RYAN, Richard. Evidence of a continuum structure of academic self-determination: a two-study test using a bifactor-Esem representation of academic motivation. Contemporary Educational Psychology, Maryland, v. 51, n. 7, 2017, p. 67-82.

MARTINELLI, Selma; BARTHOLOMEU, Daniel. Escala de motivação acadêmica: uma medida de motivação extrínseca e intrínseca. Avaliação Psicológica, Campinas, v. 6, n. 1, 2007, p. 21-31.

MCCOWAN, Tristan. Expansion without equity: An analysis of current policy on access to higher education in Brazil. Higher education Policy, Havana, v. 53, n. 9, 2007, p. 579-598.

MOK, Ka. Higher education transformations for global competitiveness: Policy responses, social consequences and impact on the academic profession in Asia. Higher Education Policy, Havana, v. 28, n. 4, 2015, p. 1-15.

NIEMIEC, Christopher; RYAN, Richard; DECI, Eduard. Self-determination theory and the relation of autonomy to self-regulatory processes and personality development. In: Handbook of personality and self-regulation. Rick Hoyle, Oxford, UK: Wiley-blackwell, 2010, p. 134-145.

PEPPERS, Don; ROGERS, Martha. Managing customer relationship: a strategic framework. Hoboken: John Wiley & Sons: Inc, 2011.

PESTANA, Maria Helena; GAGEIRO, João. Descobrindo a regressão: com a complementaridade do SPSS. Lisboa: Sílabo, 2005.

PETTIGREW, Andrew. On studying organizational cultures. Administrative science quarterly, Ithaca, v. 24, n. 2, 1979, p. 570-581.

PINTRICH, Paul. A motivational Science perspective on the role of student motivation in learning an teaching contexts. Journal of Educational Psychology, Washington, v. 95, n. 7, 2003, p. 667-686

PIRES, José; MACÊDO, Kátia. Cultura organizacional em organizações públicas no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 40, 2006, p. 81-106.

PRATES, Eli. Ensino e aprendizagem para universitários sob a ótica da motivação. Educare - Revista Científica de Educação, João Pessoa, v. 2, n. 3, 2016, p. 11-29.

REEVE, John; DECI, Eduard; RYAN, Richard. Self-Determination theory: A dialectical framework for understand sociocultural influences on student motivation. Connecticut: Information Age Publishing, 2004.

RIZZATTI, Gerson; RIZZATTI JUNIOR, Gerson; SARTOR, Vicente. Categorias de análise de clima organizacional em Universidades Federais. Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária Na América Do Sul, 4, 2004. Anais ... Florianópolis, 2004.

ROTHSTEIN-FISCH, Carrie; TRUMBULL, Elise. Managing diverse classrooms: how to build on students? Cultural strengths. Alexandria, VA: ASCD, 2008.

ROUSSEAU, Denise. Normative beliefs in fund-raising organizations: linking culture to organizational performance and individual responses. Group & Organization Studies, Clemson, v. 15, 1990, p. 448-460.

RUPPEL, Dirlene. A influência da cultura organizacional no processo de administração estratégica de instituições de ensino superior sob a perspectiva de seus gestores estratégicos. Curitiba: Cefet, 2007. 98f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia). Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná.

RYAN, Richard; DECI, Eduard. Intrinsic and extrinsic motivation from a self-determination theory perspective: Definitions, theory, practices, and future directions. Contemporary Educational Psychology, Maryland, v. 61, 2020, p. 1-31.

RYAN, Richard; DECI, Eduard. Overview of self-determination theory: An organism dialectical perspective. In: DECI, E.; RYAN, R. Handbook of self-determination research. Rochester: University of Rochester Press, 2002, p. 23-33.

RYAN, Richard; GUARDIA, Jennifer; SOLKY-BUTZEL, Jéssica. On the interpersonal regulation of emotions: emotional reliance across gender, relationships, and cultures. Personal Relationships, London, v. 12, n. 4, 2005, p. 145-163.

SAMPAIO, Helena. O setor privado de ensino superior no Brasil: continuidades e transformações. Ensino Superior Unicamp, São Paulo, v. 2, n. 4, 2011, p. 28-43.

SCHEIN, Edgar. Organizational culture and leadership. San Francisco: Jossey Bass, 2004.

SCHMIDT, Gabriele. There’s more toit: A qualitative study into the motivation of Australian university students to learn German. Gfl-journal, Canberra, v. 1, 2014, p. 20-44.

SCHUNK, Dale. Self-efficacy and academic motivation. Educational Psychologist, London, v. 26, 1991, p. 207-231.

SCOTT, Tim; MANNION, Russell; DAVIES, Huw; MARSHALL, Martin. The quantitative measurement of organizational culture in health care: a review of the available instruments. Health Services Research, Chicago, v. 38, 2003, p. 1-23.

SÉCCA, Rodrigo; LEAL, Rodrigo. Análise do setor de ensino superior privado no Brasil. Rio de Janeiro: BNDES, 2008.

SILVA, Ana Paula; CASALINHO, Gilmar; CASSANEGO, Paulo. Gestão estratégica em instituições de ensino: um estudo de caso no Colégio São José de Pelotas/RS. Revista Gestão Industrial, Curitiba, v. 5, n. 2, 2009, p. 12-43.

SLAUGHTER, Sheila; LESLIE, Larry. Academic capitalism: Politics, policies, and the entrepreneurial university. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1997.

VALLERAND, Robert; PELLETIER, Luc; BLAIS, Mr; BRIERE, Nathalie; SENECAL, Caroline; VALLIERES, Evelyne. The Academic Motivation Scale: A measure of intrinsic, extrinsic, and a motivation in education. Educational and Psychological Measurement, Montreal, v. 52, n. 6, 1992, 1992, p. 1003-1017.

VEGRO, Thamires; ROCHA, Fernanda; CAMELO, Silvia; GARCIA, Alessandra. Cultura organizacional de um hospital privado. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 37, n. 2, 206, p. 1-6.

VIDICH, Arthur; LYMAN, Stanford. Qualitative methods: their history in sociology and anthropology. In: DENZIN, Normank; LINCOLN, Yvonna (eds.). Handbook of qualitative research. London: Sage, 2005.

WEINER, Bernard. An attributional theory of achievement motivation and emotion. Psychological Review, California, v. 92, n. 4, 1985, p. 548- 573.

ZHU, Chang; ENGELS, Nadine. Organizational culture and instructional innovations in higher education: Perceptions and reactions of teachers and students. Education Management Administration Leadership, Nottingham, v. 42, n. 1, 2014, p. 136-158.

ZIMMERMAN, Barry. Self-efficacy and educational development. In: BANDURA, Albert. (Ed.), Self-efficacy in changing societies. New York: Cambridge University Press, 1995.

ZONATTO, Vinícius; MACHADO, Denise; LOURENSI, Adriano; BOGONI, Nadia. Cultura organizacional em uma instituição de ensino superior: um estudo de caso sob as perspectivas propostas por Hofstede (1991). Revista Eletrônica de Administração e Turismo, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 2012, p. 1-24.

ZUSHO, Akane; CLAYTON, Karen. Cultural zing achievement goal theory and research. Educational Psychologist, London, v. 46, n. 3, 2011, p. 239-260.

Downloads

Publicado

04-04-2022

Como Citar

Cerutti, P., Pauli, J., & Cristina Laval, L. (2022). Influência da cultura organizacional na motivação acadêmica numa instituição de ensino superior empresarial no Brasil. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e68943, p. 1–21. https://doi.org/10.5902/2318133868943