Memoriais: “cantos de experiência” vivida e em devir
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133868281Resumo
Apresentação do número especial de 2021, intitulado Memoriais de carreira docente.Downloads
Referências
BADARÓ, Ana Fátima Viero. Memorial de títulos apresentado para promoção docente à Classe E da Universidade Federal de Santa Maria. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 10, n. especial, 2021, p. 1-42.
BARCELOS, Valdo. Memorial acadêmico e científico: formação, aperfeiçoamento e pós-graduação. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 10, n. especial, 2021, p. 1-24.
BOLZAN, Dóris Pires Vargas. Memorial 2007-2017: professor titular. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 10, n. especial, 2021, p. 1-39.
BRUNER. Jerome. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
DILTHEY, Wilhelm. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. São Paulo: Unesp, 2010.
DOMINICÉ, Pierre. L´histoire de vie comme processus de formation. Paris: L´Harmattan, 2000.
FERNANDES, Rafaela; LEITE, Fernanda. Antropofagia marginal periférica ecoando das favelas. Letras, Santa Maria, v. 29, n. 59, 2019, p. 473-489.
FERRAROTTI, Franco, História e histórias de vida: o método biográfico nas ciências sociais. Natal: UFRN, 2014.
GADAMER, Hans-Georg. Le problème de la conscience historique. Paris: Seuil, 1996.
GIORDANI, Estela Maris. Aprendizagens e exercício profissional na ufsm: um instrumento na sinfonia da vida. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 10, n. especial, 2021, p. 1-60.
GOMES, Luanna; COSTA, Patrícia; NAZÁRIO, Cláudia. Memorial escolar: uma produção significativa. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 5, n. 15, 2020, p. 1170-1190.
JAY, Martin. Cantos de experiência: variaciones modernas sobre un tema universal. Buenos Aires: Paidós, 2009.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
PASSEGGI, Maria Conceição. Injunção institucional e sedução autobiográfica: as faces autopoiética e avaliativa dos memoriais. In: BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; PASSEGGI, Maria (org.). Memorial acadêmico: gênero, injunção institucional, sedução autobiográfica. Natal: UFRN, 2011, p. 19-39.
PASSEGGI, Maria Conceição. Narrar é humano: autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGGI, Maria Conceição; SILVA, Vivian Batista da. Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, p. 103-130.
PASSEGGI, Maria Conceição. Pierre Bourdieu, da ilusão à conversão autobiográfica. Revista da Faaeba: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 41, 2014, p. 223-235.
PASSEGGI, Maria Conceição. Reflexividad narrativa: vida, experiencia vivida y ciencia. Márgenes Revista de Educación de la Universidad de Málaga, Málaga, v. 1, n. 3, 2020, p. 91-109.
RICŒUR, Paul. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaina (org.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 1998, p. 183-191.
RICŒUR, Paul. Escritos e conferência I: em torno da psicanálise. São Paulo: Loyola, 2010.
RICŒUR, Paul. Tempo e narrativa, tomos 1, 2, 3. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
RICŒUR, Paul. Temps et récit: l´intrigue et le récit historique. Paris: Seuil, 1983.
SOUZA, Edilson Fernandes de. À luz do candeeiro e o constructo do ‘eu’ fonte: educação pela arte, ciência e política. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 10, n. especial, 2021, p. 1-325.
TREVISAN, Amarildo Luiz. Memorial de formação, aperfeiçoamento e pós-graduação. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 10, n. especial, 2021, p. 1-21
UNFER, Beatriz. Sentidos da docência em odontologia: memorial. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 10, n. especial, 2021, p. 1-18.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.