Ensino remoto em tempos de pandemia: a experiência do Colégio La Salle Carmo de Caxias do Sul/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133867283

Palavras-chave:

gestão de pessoas, processos, educação, ensino remoto.

Resumo

Neste texto apresenta-se uma análise do ensino remoto desenvolvido pela equipe de professores e coordenação pedagógica do Colégio La Salle Carmo de Caxias do Sul/RS, durante a pandemia do Covid-19, no ano de 2020. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, exploratória, com base num estudo de caso. Os principais resultados foram observados a partir de mudanças no pensar, agir e aprender dos professores ao longo do ano letivo. Concluiu-se que é possível manter um modelo de ensino remoto e híbrido - novas formas de ensinar, gestão de processos e pessoas, uso de metodologias ativas no ensino remoto, ambientes digitais atraentes - se a escola contar com equipe disponível e flexível às mudanças e a trabalhar juntos aos estudantes, desafiando-os a serem autônomos e protagonistas de uma aprendizagem rica e estimulante.

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Biografia do Autor

Roberto Carlos Ramos, Universidade La Salle

Pós-Doutorando em Educação pela Universidade La Salle Canoas/RS (2020). Doutor em Educação pela Universidade La Salle - Canoas/RS (2019). Mestrado em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - Porto Alegre (2015). MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Coach - Centro Universitário La Salle - UNILASALLE - Canoas (2015). Mestrado em Ciência Política: Governação e Relações Internacionais pela Universidade Católica Portuguesa - UCP - Lisboa (2012). Graduação em Filosofia pelo Centro Universitário La Salle - UNILASALLE - Canoas (2006). Atualmente é diretor do Colégio La Salle Carmo, vice diretor do Colégio La Salle Caxias - Caxias do Sul-RS e Professor convidado no Programa de Pós- Graduação em Gestão e Educação da Universidade Católica de Moçambique/África. Tem experiência internacional na área de Educação, Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase em Educação, Gestão Educacional, Projetos Educativos, Liderança Coach, Gestão de Pessoas e Processos.

Marina Camargo Mincato, Colégio La Salle Carmo

Mestre em Educação, na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas da Universidade La Salle, com dissertação intitulada A Hora Do Conto Associada Ao Lúdico No Ensino E Aprendizagem De Inglês: Uma Experiência De Ensino (2017). Possui graduação com obtenção de láurea acadêmica em Letras - Inglês pela Universidade de Caxias do Sul (2014) e pós graduação em Gestão de Pessoas pela mesma Universidade (2015). Atualmente é professora de Língua Inglesa da rede particular de ensino de Caxias do Sul e Coordenadora de Língua Inglesa no Colégio La Salle Carmo. Experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase no ensino de Língua Estrangeira: Inglês.

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Publicado

03-11-2021

Como Citar

Ramos, R. C., Mincato, M. C., & Boek, K. (2021). Ensino remoto em tempos de pandemia: a experiência do Colégio La Salle Carmo de Caxias do Sul/RS. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e67823, p. 1–13. https://doi.org/10.5902/2318133867283