Memorial acadêmico e científico: formação, aperfeiçoamento e pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133867124

Palavras-chave:

Memorial acadêmico, formação de professores, antropofagia cultural brasileira.

Resumo

Esse texto está constituído de uma síntese do memorial acadêmico e científico apresentado à banca examinadora do concurso público para o cargo de professor titular da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS/Brasil - no ano de 2017. Nessa síntese apresento minha trajetória como professor, pesquisador e orientador de mestrado e doutorado no PPGE/UFSM, bem como minhas atividades de intercâmbio acadêmico e científico em outras universidades brasileiras e também estrangeiras. Procurei no decorrer desse Memorial apresentar meu caminho de estudos e de pesquisas em educação em geral e na formação de professores(as) em especial. Minha produção intelectual deu ênfase para buscar romper com a prática acadêmica tão comum em nossas universidades de copiar e imitar modelos e epistemologias que já estão em desuso ou já foram abandonadas em outros países. Nesse sentido, por vários anos estudei e pesquisei as contribuições filosóficas e epistemológicas da Antropofagia Cultural Brasileira para a educação brasileira.

Biografia do Autor

Valdo Barcelos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Prof. TITULAR - UFSM
PhD em Antropofagia Cultural Brasileira
Pesq. Prod. 1 - CNPQ
Pesquisador Visitante Universidade/COIMBRA-Portugal
Professor Conferencista convidado Instituto PIAGET-Viseu-Portugal
Pesquisador/Professor Visitante INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)
Membro da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências - ALPAS - 21 - Cadeira Paulo Freire.
Membro da Academia Santa Mariense de Letras-ASL - Cadeira Cyro Martins.
Membro da Casa do Poeta de Santa Maria-CAPOSM
Consultor MEC/UNESCO - MEC/MMA - CYTED - INPA - MCT
Membro Anistia Internacional BRASIL (1972)
http://lattes.cnpq.br/744776089646

Referências

BARCELOS, Valdo. Educação ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. Petrópolis: Vozes, 2008.

BARCELOS, Valdo. Paradoxos del humano: laberintos de la liberdad en Octávio Paz. Lisboa: Instituto Piaget, 2010.

BARCELOS, Valdo. Uma educação nos trópicos: contribuições da antropofagia cultural brasileira. Petrópolis: Vozes, 2012.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

FLEURI, Reinaldo. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, 2003, p. 16-35.

FREIRE, Paulo. Comunicação ou extensão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

Downloads

Publicado

29-10-2021

Como Citar

Barcelos, V. (2021). Memorial acadêmico e científico: formação, aperfeiçoamento e pós-graduação. Regae - Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e67124, p. 1–21. https://doi.org/10.5902/2318133867124