Memorial acadêmico e científico: formação, aperfeiçoamento e pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133867124Palavras-chave:
Memorial acadêmico, formação de professores, antropofagia cultural brasileira.Resumo
Esse texto está constituído de uma síntese do memorial acadêmico e científico apresentado à banca examinadora do concurso público para o cargo de professor titular da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS/Brasil - no ano de 2017. Nessa síntese apresento minha trajetória como professor, pesquisador e orientador de mestrado e doutorado no PPGE/UFSM, bem como minhas atividades de intercâmbio acadêmico e científico em outras universidades brasileiras e também estrangeiras. Procurei no decorrer desse Memorial apresentar meu caminho de estudos e de pesquisas em educação em geral e na formação de professores(as) em especial. Minha produção intelectual deu ênfase para buscar romper com a prática acadêmica tão comum em nossas universidades de copiar e imitar modelos e epistemologias que já estão em desuso ou já foram abandonadas em outros países. Nesse sentido, por vários anos estudei e pesquisei as contribuições filosóficas e epistemológicas da Antropofagia Cultural Brasileira para a educação brasileira.
Downloads
Referências
BARCELOS, Valdo. Educação ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. Petrópolis: Vozes, 2008.
BARCELOS, Valdo. Paradoxos del humano: laberintos de la liberdad en Octávio Paz. Lisboa: Instituto Piaget, 2010.
BARCELOS, Valdo. Uma educação nos trópicos: contribuições da antropofagia cultural brasileira. Petrópolis: Vozes, 2012.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
FLEURI, Reinaldo. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, 2003, p. 16-35.
FREIRE, Paulo. Comunicação ou extensão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.