Memorial de formação, aperfeiçoamento e pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133866696Palavras-chave:
Filosofia da Educação, competências, formação de professores, teoria, prática, reconhecimentoResumo
O texto que o leitor tem as mãos resulta de uma síntese do memorial apresentado à banca de concurso público para professor titular do quadro permanente de docentes da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - realizado em abril de 2016. Tentei apresentar nele as linhas básicas da minha formação, aperfeiçoamento e inserção em eventos, projetos de pesquisa, ensino e extensão nos cursos de graduação e pós-graduação da UFSM. O objetivo da reflexão visa a corresponder ao desafio de repensar uma estrutura simétrica de reconhecimento na relação teoria e prática da formação e, do mesmo modo, entre universidade e escola, assentado num processo de correspondência recíproca na construção de novos conhecimentos no campo da formação, dos saberes docentes e do aperfeiçoamento dos cursos de licenciatura e pós-graduação. A diretriz consiste em reverter, por um lado, os dilemas da compreensão separada da teoria e prática na formação encetada pela pedagogia das competências que, ao privilegiar o polo da prática em detrimento da teoria, construiu uma estrutura assimétrica de reconhecimento, na medida em que esvaziou a prática de sentido e a transformou em procedimento exclusivamente técnico e praticista. Ao mesmo tempo é possível dizer, por outro lado, que está presente aí uma reivindicação da prática no campo pedagógico ainda não suficientemente problematizada ou explorada, a qual não se pode sonegar. A virada da prática, que ocorreu no coração da modernidade, encontra aqui os seus reflexos, não da melhor maneira é claro, na adoção da proposta de educação e avaliação por competências pelos sistemas de ensino. Sendo assim, dadas algumas insuficiências dessas saídas, a proposta pode auxiliar na compreensão de como é representada a prática educativa e a performance do professor no discurso da própria docência em atuação na escola básica. Isto tornaria possível tomar o mundo da vida do cotidiano escolar como objeto de reflexão filosófica, no sentido do autoesclarecimento pedagógico.
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Referências
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