Memorial de formação, aperfeiçoamento e pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133866696

Palavras-chave:

Filosofia da Educação, competências, formação de professores, teoria, prática, reconhecimento

Resumo

O texto que o leitor tem as mãos resulta de uma síntese do memorial apresentado à banca de concurso público para professor titular do quadro permanente de docentes da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - realizado em abril de 2016. Tentei apresentar nele as linhas básicas da minha formação, aperfeiçoamento e inserção em eventos, projetos de pesquisa, ensino e extensão nos cursos de graduação e pós-graduação da UFSM. O objetivo da reflexão visa a corresponder ao desafio de repensar uma estrutura simétrica de reconhecimento na relação teoria e prática da formação e, do mesmo modo, entre universidade e escola, assentado num processo de correspondência recíproca na construção de novos conhecimentos no campo da formação, dos saberes docentes e do aperfeiçoamento dos cursos de licenciatura e pós-graduação. A diretriz consiste em reverter, por um lado, os dilemas da compreensão separada da teoria e prática na formação encetada pela pedagogia das competências que, ao privilegiar o polo da prática em detrimento da teoria, construiu uma estrutura assimétrica de reconhecimento, na medida em que esvaziou a prática de sentido e a transformou em procedimento exclusivamente técnico e praticista. Ao mesmo tempo é possível dizer, por outro lado, que está presente aí uma reivindicação da prática no campo pedagógico ainda não suficientemente problematizada ou explorada, a qual não se pode sonegar. A virada da prática, que ocorreu no coração da modernidade, encontra aqui os seus reflexos, não da melhor maneira é claro, na adoção da proposta de educação e avaliação por competências pelos sistemas de ensino. Sendo assim, dadas algumas insuficiências dessas saídas, a proposta pode auxiliar na compreensão de como é representada a prática educativa e a performance do professor no discurso da própria docência em atuação na escola básica. Isto tornaria possível tomar o mundo da vida do cotidiano escolar como objeto de reflexão filosófica, no sentido do autoesclarecimento pedagógico.

Biografia do Autor

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Amarildo Luiz Trevisan é professor titular de Filosofia da Educação da Universidade Federal de Santa Maria e pesquisador PQ-1C do CNPq. Tem pós-doutorado em Humanidades na Universidade Carlos III de Madrid/Espanha.

 

Referências

TREVISAN, Amarildo Luiz. Filosofia da educação: mímesis e razão comunicativa. Ijuí: Unijuí, 2000.

TREVISAN, Amarildo Luiz. Pedagogia das imagens culturais: da formação cultural à formação da opinião pública. Ijuí: Unijuí, 2002.

TREVISAN, Amarildo Luiz. Reconhecimento do outro: teorias filosóficas e formação docente. Campinas: Mercado de Letras, 2014.

TREVISAN, Amarildo Luiz. Terapia de atlas: pedagogia e formação docente na pós-modernidade. Santa Cruz do Sul: Unisc, 2004.

TREVISAN, Amarildo Luiz. Teorias da educação: a violência entre meios e fins. In: TREVISAN, Amarildo Luiz; TOMAZETTI, Elisete Medianeira; ROSSATTO, Noeli Dutra. (orgs.). Filosofia e educação: ética, biopolítica e bárbarie. Curitiba: Appris, 2017, p. 63-81.

TREVISAN, Amarildo Luiz. Terapia de atlas: filosofia da educação no contemporâneo. Caxias do Sul: Educs, 2020.

TOMAZETTI, Elisete Medianeira. Filosofia da educação: um estudo sobre a história da disciplina no Brasil. Ijuí: Unijuí, 2003.

TOMAZETTI, Elisete Medianeira; GALLINA, Simone de Freitas (orgs.). Territórios da prática filosófica. Santa Maria: UFSM, 2009.

TREVISAN, Amarildo Luiz; ROSSATTO, Noeli Dutra (orgs.). Filosofia e educação: interatividade, singularidade e mundo comum. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

TREVISAN, Amarildo Luiz; TOMAZETTI, Elisete Medianeira (orgs.). Cultura e alteridade: confluências. Ijuí: Unijuí, 2006.

TREVISAN, Amarildo Luiz; TOMAZETTI, Elisete Medianeira; ROSSATTO, Noeli Dutra (orgs.). Anais do VI Senafe e II Seinfe - Seminário Nacional e Internacional de Filosofia e Educação: confluências. Santa Maria: Facos/UFSM, 2020.

TREVISAN, Amarildo Luiz; TOMAZETTI, Elisete Medianeira; ROSSATTO, Noeli Dutra (orgs.). Diferença, cultura e educação. Porto Alegre: Sulina, 2010.

TREVISAN, Amarildo Luiz; TOMAZETTI, Elisete Medianeira; ROSSATO, Noeli Dutra (orgs.). Filosofia e educação: ética, biopolítica e bárbarie. Curitiba: Appris, 2017.

TREVISAN, Amarildo Luiz; TOMAZETTI, Elisete Medianeira; ROSSATTO, Noeli Dutra (orgs.). Filosofia e educação: escola, violência e ética. Curitiba: Appris, 2020.

Downloads

Publicado

29-10-2021

Como Citar

Trevisan, A. L. (2021). Memorial de formação, aperfeiçoamento e pós-graduação. Regae - Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e66696, p. 1–21. https://doi.org/10.5902/2318133866696