Conselho escolar e práticas na gestão democrática da escola pública

Autores

  • Jerffeson Miguel de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133831679

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida com gestores, integrantes de colegiados e docentes de uma escola da rede estadual de ensino do Município de Capitão de Campos/PI. A pesquisa compreende um estudo de caso com abordagem qualitativa, com temática voltada para o conselho escolar e para participação enquanto princípio norteador da gestão democrática. Seu desenvolvimento foi fundamentado nas ideias e concepções de Paro (2016), Lück (2009), Libâneo (2001) e Marques (1990). O objetivo geral da pesquisa consistiu em compreender o papel do conselho escolar nas práticas da gestão democrática. Os objetivos específicos foram refletir acerca de conceitos atribuídos à gestão democrática; analisar na fala dos entrevistados aspectos característicos da gestão democrática e identificar princípios e dimensões desse modelo de gestão. No tocante à problemática buscou responder como a participação no desenvolvimento de atividades, contribui para efetivação da gestão democrática no âmbito escolar. Os procedimentos técnicos para coleta de dados foram pesquisa bibliográfica e entrevista. A análise foi realizada por meio da categorização. Como resultado da pesquisa constatou-se que a participação ativa dos profissionais e da comunidade escolar no desenvolvimento de atividades contribui significativamente para que o modelo da gestão democrática constitua-se efetivo, seja pela influência nas tomadas decisões, seja pela ação direta do conselho escolar. Concluiu-se também, que a efetividade desse modelo de gestão constitui um mecanismo que possibilita desenvolver atividades voltadas para o pleno desenvolvimento do aluno, dos profissionais e da sociedade.

Palavras-chave: gestão democrática; conselho escolar; participação.

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Biografia do Autor

Jerffeson Miguel de Oliveira

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. 

Aluno do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Espaços Escolares e Não Escolares, pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

Aluno do Curso de Especialização em Informática na Educação, pelo Instituto Federal do Maranhão - IFMA.

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Publicado

18-04-2018

Como Citar

Oliveira, J. M. de. (2018). Conselho escolar e práticas na gestão democrática da escola pública. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 95–107. https://doi.org/10.5902/2318133831679

Edição

Seção

Artigos