O processo de reconstrução do projeto político-pedagógico em uma escola pública estadual de Santa Maria - RS

Autores

  • Jaqueline de Gaspari Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Ane Carine Meurer

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133829181

Resumo

Com esse artigo intencionamos sistematizar o estudo desenvolvido na pesquisa intitulada "Ensino Médio Público Estadual: a proposta da LDB e a efetivação do Projeto Político-Pedagógico das escolas da região central do município de Santa Maria", que aconteceram no decorrer do ano de 2007. Objetivamos compreender o processo de reconstrução do PPP da escola pesquisada e acompanhar quais segmentos participavam ativamente desse movimento de reconstrução. Buscamos referências em uma abordagem qualitativa de enfoque etnometodológico. Vivenciamos discussões que problematizaram o PPP, intencionando repensar os espaços-tempo da escola, onde o novo Projeto Político-Pedagógico retratasse a realidade da mesma. Acompanhar o cotidiano escolar possibilitou-nos enfatizar que todos os segmentos precisam envolver-se, participando democraticamente do processo de reconstrução do PPP, que nunca cessa, e que mesmo enfrentando dificuldades, está sempre em constante renovação.

Palavras-chave: projeto político-pedagógico, reconstrução, ensino médio.

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Biografia do Autor

Jaqueline de Gaspari, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Jaqueline de Gaspari
Graduanda em Pedagogia

Ane Carine Meurer

Ane Carine Meurer
Doutora em Educação. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Educação da UFSM.

Referências

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Publicado

26-09-2017

Como Citar

Gaspari, J. de, & Meurer, A. C. (2017). O processo de reconstrução do projeto político-pedagógico em uma escola pública estadual de Santa Maria - RS. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 35–45. https://doi.org/10.5902/2318133829181

Edição

Seção

Artigos